Um homem foi condenado a 15 anos, 10 meses e 16 dias de prisão em regime fechado após tentar matar o namorado da ex-companheira com um chave de fenda em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, em 2024. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ele também deverá pagar R$ 25 mil em indenização por danos morais e materiais à vítima. 

Continua depois da publicidade

A tentativa de homicídio foi registrada no dia 7 de janeiro de 2024, quando o homem, movido por ciúmes ao descobrir que a ex-companheira estava em um novo relacionamento, invadiu a residência dela durante a madrugada. Armado com uma chave de fenda, ele deu diversos golpes contra o então namorado da vítima.

— A tentativa de homicídio só não foi consumada graças à intervenção da ex-companheira e de sua filha adolescente, que conseguiram conter o agressor e acionar a polícia […]. Durante o ataque, ele também agrediu fisicamente a ex-companheira e a ameaçou de morte, proferindo frases como “a próxima será você”  e  “vou finalizar o que vim fazer” —  argumentou o Promotor de Justiça Rafael Scur do Nascimento, que representou o MPSC na sessão do Tribunal do Júri. 

Mapa dos Feminicídios em SC deve traçar retrato do crime com mais de 50 casos ao ano no Estado

Homem perseguia ex-namorada 

O homem, não aceitando o fim do relacionamento, costumava perseguir a ex-companheira, declarou o MPSC. Ele frequentava a residência da mulher, invadia o local de trabalho e fazia constantes ameaças a ela. Em um ato de intimidação, chegou a se mudar para uma casa vizinha à da vítima.

Continua depois da publicidade

De acordo com a sentença, ele aguardava os momentos em que a ex-companheira e seus filhos saíam da residência para abordá-los na rua quando estavam sozinhos, sempre insistindo em reatar o relacionamento com ela.

O decisão cabe recurso, mas o réu não terá o direito de recorrer em liberdade.

Conheça os tipos de violência e como pedir ajuda

Leia mais

Diretor é exonerado de creche após prisão de professor por abusos em Florianópolis

Casas de repouso são interditadas em SC por causa de maus-tratos contra idosos