nsc
dc

Saúde

Homem passa mal em fila para teste de Covid e espera na calçada em Florianópolis

Esposa acionou polícia, bombeiros e Samu, mas ele só foi socorrido após meia hora, por equipe da Guarda Municipal, que o levou ao hospital

14/01/2022 - 10h59 - Atualizada em: 14/01/2022 - 14h04

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Homem ficou caído em calçada enquanto esperava por atendimento
Homem ficou caído em calçada enquanto esperava por atendimento
(Foto: )

Um homem passou mal na fila da testagem para Covid-19 e precisou aguardar por atendimento caído na calçada na manhã desta sexta-feira (14), em Florianópolis. O caso ocorreu no local de testes para pessoas assintomáticas, no NEIM Celso Ramos, no Centro da Capital.

Testes positivos para Covid passam de 8% para 40% em SC

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O homem se chama Vilson Avi e trabalha como eletricista. A esposa dele, Taís Silveira, conta que eles estão com sintomas de Covid e o companheiro piorou enquanto esperava atendimento. Ele esperou por cerca de meia hora caído na calçada, enquanto a esposa tentava atendimento.

— A gente está com sintomas de Covid e ele está passando mal, só que eu não consigo Samu, não consigo polícia, não consigo Uber, por ele estar com sintomas. Ele está ardendo em febre, eu também estou ruim, e a gente não consegue locomoção. Ligamos para polícia, Samu, bombeiro, eles falaram que tem uma ocorrência e só tem uma ambulância, e que ele seria o próximo — contou.

Uma equipe da Guarda Municipal de Florianópolis foi até o local, conversou com o casal e transportou o homem para o hospital Celso Ramos. Até o meio-dia o casal aguardava por avaliação médica.

Taís informou à reportagem da NSC TV que tomou as três doses da vacina. Vilson Avi tomou a vacina Janssen, de dose única. Vale lembrar que as vacinas não eliminam o risco de contágio pelo coronavírus, mas podem reduzir a chance de contaminação e previnem contra formas graves da Covid.

A prefeitura de Florianópolis enviou uma nota à reportagem em que afirma que, por ter sintomas de Covid, o homem não deveria estar na fila do posto de testagem, destinado apenas a pessoas sem sintomas. Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota da prefeitura de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o homem questionado pela redação estava com sintomas de Covid-19 (portanto não deveria estar na fila para fazer exames sem sintomas), e que por isto passou mal ao aguardar na fila. A orientação é diferente para pessoas com sintomas, justamente para que situações como esta não aconteçam. Isto porque pessoas com sintomas devem passar por avaliação médica. O homem recebeu os primeiros socorros da equipe de saúde que atua no local e outros atendimentos foram atrasados por esta conduta de ida ao local inadequadamente. O paciente foi levado pela Guarda Municipal até um hospital da região.

* Com informações da NSC TV

Leia também

É falso que comprovante de vacina contra Covid será exigido na matrícula de escolas em SC

Voo que traria vacinas da Covid para crianças chega apenas com doses contra febre amarela

SC tem apenas 16 cidades sem casos ativos de Covid-19; veja lista

Colunistas