Um homem, de 68 anos, caiu em um golpe ao tentar acessar serviços de uma agência bancária, neste domingo (3), em São Bento do Sul. Ao ficar com o cartão retido em um caixa eletrônico, a vítima entrou em contato com o “atendimento do banco”, que levou a movimentações não autorizadas em sua conta.
Continua depois da publicidade
Como aconteceu golpe
A vítima foi até uma agência bancária do bairro Boehmerwald na manhã de domingo (3). Quando acessou um dos caixas eletrônicos, seu cartão ficou retido. Um homem que estava ao lado ofereceu ajuda e indicou o número de telefone fixado no terminal para contato com o “atendimento do banco”, segundo a Polícia Militar (PM).
A vítima ligou e, acreditando estar falando com a central do banco, passou dados como senha, nome da mãe e cidade de nascimento. O suposto atendente afirmou estar vendo o homem pelas câmeras e até descreveu suas roupas. Após a ligação, a vítima percebeu que o cartão havia sumido e notou movimentações não autorizadas em sua conta.
O homem acionou a PM, que constatou que o número fixado no terminal era diferente dos demais equipamentos da agência. Após uma inspeção mais detalhada, os policiais identificaram que se tratava de um adesivo sobreposto, contendo um número falso de central de atendimento utilizado para aplicar golpes.
Segundo relatos da vítima, o homem que ofereceu ajuda pode fazer parte do grupo estelionatário. Uma investigação foi aberta para apurar os detalhes do crime e identificar os suspeitos.
Continua depois da publicidade
Como evitar golpes, segundo a PM:
- Nunca aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos;
- Não deixe ninguém manusear ou se afastar com seu cartão;
- Desconfie de números colados na máquina;
- Jamais forneça senhas ou dados pessoais por telefone;
- Se o cartão for retido, procure o banco ou ligue para canais oficiais;
- Em caso de suspeita, acione imediatamente a PM pelo 190.
Leia também
Pai é condenado a mais de 100 anos de prisão por estupro de filha, enteados e sobrinha em SC
Porto de SC tem movimentação de mais de 500 mil contêineres no ano






