O Hospital Santo Antônio de Blumenau recebeu um equipamento tecnológico, avaliado em R$ 8,4 milhões, que vai ajudar no tratamento de pessoas com câncer em toda a região. Para fazer a entrega custeada com governo federal, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na cidade neste sábado (1º).

Continua depois da publicidade

Chamado de acelerador linear, o aparelho tem capacidade para atender 600 novos casos de câncer por ano através da radioterapia. Blumenau é um dos 121 locais do Brasil que receberão a novidade até o final de 2026. A expectativa é que a mudança beneficie quase 85 mil novos pacientes.

— É um aumento de esperança e de cuidado às vítimas de câncer, não só em Blumenau, mas em toda a região. O novo equipamento é menos invasivo, mais moderno e preciso. Um tratamento que antes levava mais tempo agora é mais rápido, permitindo atender e ouvir mais pacientes por dia — afirmou o ministro.

O recebimento faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que busca reforçar a assistência oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos aceleradores lineares, a iniciativa tenta garantir, por exemplo, a criação de um auxílio exclusivo para custear o transporte, a alimentação e a hospedagem de pacientes que precisam fazer radioterapia.

Continua depois da publicidade