Com 109 anos de tradição, o Hospital Dona Helena, referência em saúde suplementar no Norte catarinense, consolida a expansão dos atendimentos à população. Para marcar esse momento, a unidade hospitalar avançou na prestação de serviços e entrou em uma nova etapa de crescimento. As novidades estão previstas no planejamento de expansão do hospital, que busca atender com ainda mais qualidade a saúde de Joinville e região.
Continua depois da publicidade
Entre as novidades, a instituição ampliou frentes assistenciais, investiu em inovação e executou melhorias estruturais ao longo do último período, com impacto direto na assistência prestada à comunidade de Joinville e região.
O diretor-geral José Tadeu Chechi destaca que a capacidade de adaptação e a integração entre equipes foram determinantes para os resultados alcançados.
— Mostramos nossa força ao longo dos meses, superamos desafios e encontramos caminhos para evoluir — afirma.
Clínicas externas ampliam acesso e presença territorial
Entre os principais marcos recentes do Hospital Dona Helena, está a execução de projetos que estavam presentes no planejamento estratégico da instituição. Um dos maiores deles é a inauguração das Clínicas Estação e Perini, para ampliar o acesso da comunidade aos serviços do Dona Helena. As novas unidades caminham em direção à sustentabilidade e reforçam a presença da instituição fora do complexo hospitalar.
Continua depois da publicidade
Outro avanço relevante foi a renovação da logomarca, apresentada com identidade visual mais contemporânea e alinhada às tendências do setor. A mudança simboliza uma nova fase da instituição e acompanha a modernização de processos internos.
Na área de gestão e tecnologia, o hospital iniciou a atualização do sistema Tasy, com foco em maior eficiência no fluxo de informações e nos prontuários eletrônicos. A iniciativa beneficia profissionais de saúde e pacientes ao qualificar a gestão assistencial e administrativa.
Inovação, certificações e obras assistenciais
O Dona Helena também avançou em inovação ao firmar parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. A expectativa é que essa novidade gere resultados ainda em 2026, com ênfase em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Além disso, o hospital também realizou auditorias ao longo do ano, que reafirmaram as certificações de qualidade.
Outro ponto de investimento foi a execução de melhorias estruturais, já que a instituição entregou um novo ambiente para a internação oncológica e segue em fase final de obras de áreas dedicadas à saúde da mulher e ao atendimento cardiovascular. As ampliações elevam a capacidade instalada e a qualidade do cuidado oferecido nestes espaços.
Continua depois da publicidade
— A rotina é intensa, com muitas exigências, mas também repleta de oportunidades, aprendizados e conquistas — ressalta Chechi.

