nsc
santa

Saúde

Hospital Santa Isabel de Blumenau libera visitas a pacientes

Autorização é possível graças a normas federais e estaduais

24/09/2020 - 17h47 - Atualizada em: 25/09/2020 - 12h53

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Visitação estava suspensa desde março
Visitação estava suspensa desde março
(Foto: )

O Hospital Santa Isabel de Blumenau liberará, a partir de segunda-feira (28), a visitação a pacientes internados na unidade. As visitações foram suspensas em março devido à pandemia do coronavírus. A flexibilização ocorre através das normas e diretrizes do Ministério da Saúde e dos decretos do Governo do Estado. Com a permissão, algumas medidas de prevenção devem ser seguidas pelos visitantes.  

> Clique aqui para receber notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp.

Entre as regras estão a de avisar à recepção se possui algum sintoma gripal. Se houver, não terá permissão para entrar, mas pode ser substituído por outra pessoa. A temperatura de todos será aferida e, se for acima de 37,7ºC, a entrada também não será permitida.  

A higienização frequente das mãos e uso de máscaras são obrigatórios durante todo o período dentro da unidade hospitalar. O acompanhante e visitante não devem circular pelos corredores do hospital: a visita é restrita ao quarto/leito.

> Coronavírus: professor de Blumenau  sai aplaudido de hospital após 40 dias internado

A recomendação é que se utilize as escadas para acesso aos andares. Se não for possível, os elevadores estão disponíveis, mas com capacidade limitada. Há marcações de distanciamento no chão que devem ser respeitadas.

Visitantes de pacientes não Covid-19

Os pacientes internados em leitos não Covid-19 poderão receber um visitante por dia durante uma hora. As visitas serão entre 10h e 20h. Ao fim do período, o visitante deve dirigir-se à recepção, seguida da saída do hospital. 

Pacientes internados na UTI Geral terão uma visita por dia, com duração de 30 minutos. As visitas serão em dois horários, a depender no número do leito: das 11h às 11:30h e das 11h30 às 12h.

> Separação incorreta contamina 45% do lixo reciclável de Blumenau

Pacientes internados na UTI Coronariana terão uma visita por dia, com duração de 30 minutos, das 11h30 às 12h.

Visitantes de pacientes com coronavírus

Pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 estão internados em setores exclusivo para essa patologia. As visitas para este setor continuam suspensas, já que ainda existe alto risco de contágio e propagação da doença. 

No momento da internação, é solicitado o contato de um familiar responsável por este paciente, o qual receberá um boletim informativo diário. Não são repassadas informações a outros familiares. 

Regras para acompanhantes

Pacientes menores de 18 anos e acima de 60 anos, pessoas com necessidade especiais e gestantes têm direito a um acompanhante, respeitando os seguintes critérios: o acompanhante deve ser maior de 17 anos e menor de 60 anos; não deve apresentar sinais e sintomas de doenças respiratórias, nem ter contraído Covid-19 (resultado positivo para Covid-19 nos últimos 20 dias). Pode haver troca uma vez ao dia, das 8h às 20h (não serão realizadas trocas fora destes horários);

Internados em UTI, UCO e Serviço de Emergência não podem ter acompanhantes.

Maternidade

Gestante em trabalho de parto tem direito a um acompanhante (sem sintomas de gripe e com uso em tempo integral de máscaras);

O serviço de fotógrafo e doula está permitido, mas a gestante deve optar por um ou outro - não será permitida a entrada dos dois profissionais;  

Gestante com acompanhante não tem direito a visitas;

Em outubro será retomado o curso de gestantes, estabelecido número máximo de 10 gestantes. Durante o curso será tomado todos os cuidados preconizados pelo ministério da saúde.

Colunistas