Com mais de 80% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Seara do Bem Materno e Infantil, instituição filantrópica localizada no município de Lages, na Serra Catarinense, projeta investimentos para ampliar e otimizar a estrutura, melhorando a execução dos serviços ofertados. Os projetos contemplam a reestruturação da Unidade de Saúde Mental, aquisição de novos equipamentos e construção e modernização da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Pediátrica.
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Os planos de crescimento e modernização buscam reforçar o posicionamento da instituição de saúde como referência em saúde materno-infantil e ampliar o impacto social, segundo Simaia Ribeiro, gerente geral do hospital. As iniciativas incluem a expansão da capacidade assistencial, além da reestruturação e modernização de áreas chave do hospital.
– Priorizamos a ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica, um projeto crucial para atender à crescente demanda por cuidados intensivos pediátricos e neonatais na região. Recentemente, realizamos a reestruturação da Emergência SUS e modernização da recepção. Além disso, a otimização dos fluxos de pronto-socorro são focos para aprimorar a experiência do paciente e reduzir o tempo de atendimento – destaca Ribeiro.
Comunicação é essencial para aproximação com a comunidade
Uma série de estratégias vêm sendo adotadas para aproximar os serviços oferecidos da comunidade local, demonstrando que o futuro em construção deve trazer benefícios para a população da serra catarinense. A gerente geral elenca algumas dessas medidas, como o fortalecimento da presença digital e comunicação externa, otimização da comunicação interna e endomarketing, além do desenvolvimento de materiais informativos e comerciais.
O hospital modernizou o site institucional, com layout responsivo e conteúdo completo sobre serviços e especialidades, e agora pretende iniciar campanhas de marketing digital, além de criar um canal no YouTube para vídeos institucionais e educativos, para aumentar a visibilidade e atrair o público. Ainda, o hospital lançou um novo Setor de Marketing para otimizar a comunicação interna e externa.
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– Nosso programa de endomarketing visa fortalecer a cultura organizacional e o engajamento dos 317 colaboradores, por meio de murais de comunicação, newsletters internas, caixas de sugestões, pesquisas de clima, programas de reconhecimento e atividades de integração – completa a gestora.
O novo setor vem desenvolvendo materiais informativos como folders trazendo detalhes sobre os serviços oferecidos nos hospitais e suas respectivas especialidades, além de vídeos institucionais e apresentação comercial. Agora, trabalha na elaboração de materiais específicos para captação de recursos, destacando o impacto social do hospital.
Parcerias estratégicas podem alavancar projetos
Entidades empresariais, líderes de empresas de sucesso e a comunidade de forma geral podem se engajar para que os objetivos de promoção à saúde regional se tornem realidade mais cedo. O hospital sugere uma série de formas de concretizar parcerias estratégicas, incluindo investimento e captação de recursos de empresas e indivíduos.
– Nestes casos, os investimentos ocorrem com doações financeiras ou mediante apoio a projetos específicos de expansão e modernização, como a construção da UTI e revitalização da Unidade de Saúde Mental. Materiais de captação de recursos serão disponibilizados para apresentar o retorno social do investimento – explica a gerente.
Também é possível estabelecer parcerias corporativas para oferta de serviços de saúde aos colaboradores de empresas, criando um ciclo virtuoso de suporte mútuo. Além disso, líderes e empresas podem “apadrinhar” projetos específicos, como a aquisição de equipamentos de ponta, reforma de alas ou até mesmo ajudar no custeio e manutenção dos serviços existentes, com reconhecimento institucional transparente.
O hospital também incentiva o voluntariado corporativo, que ocorre com o engajamento de equipes em atividades de voluntariado, promovendo a humanização e a integração entre a comunidade e o ambiente hospitalar, além da divulgação de líderes empresariais e influenciadores, que podem atuar como embaixadores do hospital.
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– Eles podem atuar divulgando nossos serviços e a importância de nossa atuação filantrópica, o que inclui a promoção do hospital em números e a imagem do SUS. O relacionamento com a imprensa será fortalecido para gerar mídia espontânea – conclui.
A colaboração da comunidade empresarial e de líderes é vital para a concretização dos projetos do hospital, como a revitalização do espaço de recreação dos pacientes e acompanhantes da Unidade de Saúde Mental.
Atualmente a instituição de saúde filantrópica dispõe de 91 leitos, incluindo 10 leitos de UTI Neonatal, 7 leitos de UTI Pediátrica e 11 leitos de Saúde Mental. Entre as especialidades, estão Obstetrícia, habilitações em Traumato Ortopedia de Alta Complexidade, Neurocirurgia de Alta Complexidade, Terapia Nutricional de Alta Complexidade, Cirurgia Pediátrica, UTI Neonatal e Pediátrica, Saúde Mental e Urgência e Emergência.