Cidades da Serra catarinense devem registrar neve na próxima quinta-feira (29), de acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram e da Defesa Civil. As expectativas estão altas e a rede hoteleira prevê um aumento no número de ocupação nas cidades.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As temperaturas devem baixar drasticamente a partir desta quarta-feira (28), após a chegada de uma intensa massa de ar seco e frio que atingirá o sul do país, possibilitando um futuro registro de neve nas regiões dos Planaltos e no Meio-Oeste.
Segundo Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri/Ciram, se as temperaturas atingirem os níveis previstos, os catarinenses devem contar com a presença de flocos de neve na madrugada e manhã desta quinta-feira (29) nas regiões da Serra catarinense.
Além disso, de acordo com a meteorologista, a previsão é de geada ampla na sexta-feira (30) para o Estado. As temperaturas devem cair e ficar perto ou até abaixo de 0°C na Serra catarinense e nos Planaltos Sul e Norte.
Continua depois da publicidade
Setor do turismo se prepara
A Serra catarinense é conhecida por suas baixas temperaturas com paisagens e registros que encantam moradores e turistas. Na temporada de inverno, o setor de comércio e turismo dessas regiões é totalmente impactado pelo “corre-corre à Serra”, quando diversos turistas se deslocam para a região com expectativa de ver a neve.
Com a previsão de neve para esta semana, o setor hoteleiro das regiões mais frias do Estado já registrou um aumento significativo.
Segundo a diretora de Turismo de São Joaquim, Ana Paula Lemos, a cidade já está com cerca de 90% de ocupação, um aumento significativo em comparação com o mesmo período no ano passado. Para a diretora, esse número reflete a expectativas dos turistas para a possível chegada da neve.
Em Urubici, uma das cidades mais frias do país — e a mais acolhedora do país —, a procura também já aumentou. Pousadas e hotelarias já registraram um aumento significativo no número de ocupações.
Continua depois da publicidade
De acordo com o gerente da pousada Cascata dos Amores, em Urubici, o número de reservas cresceu cerca de 20% até o momento. A pousada está com 66% de ocupação, mas a expectativa é atingir a lotação máxima até o final desta semana.
Para Henrique Martins, proprietário da pousada Serra Boa em Urubici e representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), mesmo com a grande expectativa de neve, as reservas devem aumentar ao decorrer da semana conforme as temperaturas caem.
— A gente ainda não tá tendo esse reflexo. Talvez na quarta-feira, se der um indício de neve em São Joaquim ou Urubici, o pessoal queira subir no outro dia. Aí, talvez na quinta ou na sexta a gente vai ter um reflexo maior —, informou Henrique em resposta ao NSC Total.
Segundo Benito Sbruzzi, Diretor de Turismo de Bom Jardim da Serra, a ocupação na cidade já chegou a 50% e a previsão é atingir a lotação máxima na quarta-feira (27).
Continua depois da publicidade
— Tá tendo uma procura muito grande e esse número está aumentando. Nós achamos que até quarta-feira já esteja beirando a quase 100% de ocupação — relatou Benito.
Além disso, segundo o Diretor de Turismo, a cidade está preparando atrações e passeios para os turistas aventureiros que pretendem encontrar neve e aproveitar o frio em Bom Jardim da Serra. A cidade registrou neve em agosto do ano passado. Na época, os termômetros marcaram 4°C.
Confira fotos dos episódios de neve em Santa Catarina
Leia mais
“Dois pulsos” de frio: massa de ar polar com geada e neve “antecipa” inverno em SC
SC tem previsão de frio intenso e chance da primeira neve de 2025; veja quando