Desde 2024, o Ministério Público da Paraíba investiga Hytalo Santos por suspeita de exploração de crianças e adolescentes e por trabalho infantil. O influenciador ganhou destaque na última semana após se acusado por Felca de lucrar com exposição sexualizada de adolescentes. As informações são da Folha de S.Paulo.
Continua depois da publicidade
A investigação contra Hytalo Santos começou após o condomínio em que ele morava acompanhado dos jovens relatar situações de “exposição de crianças e adolescentes com barulho e conteúdos de conotação sexual, embora de forma subliminar”. O Conselho Tutelar esteve no local e solicitou documentos dos menores que viviam na residência, mas o influenciador não apresentou todo o material requisitado. Parte da documentação só foi entregue após audiência marcada pela Promotoria.
A investigação está em fase final e busca definir o enquadramento legal das condutas, que podem ser tipificadas no artigo 240 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que trata da produção de imagens pornográficas envolvendo menores.
Hytalo Santos também é investigado pelo Ministério Público do Trabalho por suspeita de exploração do trabalho infantil. Ele nega a acusação.
Conforme apurado pela Folha de S.Paulo, o influenciador alega às autoridades que é autorizado pelos pais para ter a tutela sob as crianças e adolescentes. Ele afirma que os matricula em escolas particulares e arca com os gastos educacionais e, em troca, produz os conteúdos para redes sociais. Atualmente, apenas duas adolescentes viveriam com ele.
Continua depois da publicidade
Hytalo Santos diz que colabora com o Ministério Público na investigação e fala que se trata de “uma ligação de muito amor e muito afeto”.
— A gente vai lá [à Promotoria] e explica tudo. As mães dos emancipados vão lá, dão a versão delas, como nos conhecemos, como essa família se constituiu — disse.
Quem é Felca?
Entenda a polêmica
Um vídeo feito pelo influenciador digital conhecido como Felca viralizou nas redes sociais na última semana. No registro, ele critica os conteúdos promovidos por Hytalo, que incluem dinâmicas em que adolescentes se beijam, frequentam festas com consumo de bebidas alcoólicas e aparecem em danças sensuais, e o acusa de lucrar com a sexualização juvenil.
Continua depois da publicidade
O influenciador, entretanto, nega as acusações e afirma que ele e o jovens formam uma família não tradicional. As contas de Hytalo e da jovem de uma jovem 17 anos no Instagram foram desativadas após a repercusão do caso. A Meta, responsável pela plataforma, foi procurada para explicar a suspensão, mas afirmou que não vai comentar sobre a situação.
Leia mais
Entenda polêmica de Hytalo Santos e a denúncia sobre adultização de crianças




