A Hyundai apresentou o Nexo, seu SUV elétrico movido a célula de combustível (FCEV), movido a hidrogênio, durante o Seoul Mobility Show, na Coreia do Sul. O veículo promete mais de 700 km de autonomia com apenas cinco minutos de recarga e prioriza segurança, incorporando tecnologia avançada para zero emissões. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O design externo é caracterizado pela nova linguagem “Art of Steel” (na tradução livre, arte do aço”, enquanto o interior oferece conforto aprimorado, com recursos como assentos “premium relaxation” (como apoio para as pernas e ventilação nos assentos) e soluções de armazenamento inteligentes (diversos porta-objetos espalhados pela cabine). 

Na motorização, o Nexo apresenta um novo sistema de célula de combustível que melhora a potência e aceleração em relação à geração anterior, além de uma capacidade de tanque de hidrogênio maior. 

A potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria dobrou de 40 kW para 80 kW. Essas melhorias contribuem para um tempo de aceleração de 0 a 100 km/h mais rápido de 7,8 segundos — o anterior fazia em 9,2 segundos.

Continua depois da publicidade

A pilha de células de combustível de hidrogênio agora entrega potência bruta máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. 

O Nexo ainda utiliza um Sistema Regenerativo Inteligente que ajusta automaticamente a frenagem regenerativa com base nos dados de navegação e na distância dos veículos à frente.

Conectividade e segurança

O veículo conta com tecnologias inovadoras, como o “FCEV Route Planner” e um sistema de infoentretenimento avançado, visando uma experiência de condução conectada e conveniente. 

Também são destacadas as melhorias em segurança, com nove airbags e completo pacote de recursos de assistências ao motorista, incluindo Prevenção de Colisão Frontal, de Manutenção de Faixa, de Prevenção de Colisão em Ponto Cego e de Tráfego Cruzado, entre outros. 

Continua depois da publicidade

O Nexo chegará aos mercados globais ainda este ano, reafirmando a posição de liderança da Hyundai no setor de hidrogênio.

Por que hidrogênio

O hidrogênio é considerado uma das principais fontes de energia limpa para o futuro. Abundante na natureza, pode ser obtido a partir de fontes renováveis, como a água. 

Uma das principais vantagens é a praticidade. Abastecer um carro a hidrogênio leva em torno de cinco minutos. Tudo isso com uma autonomia que supera os 600 km.

Porém, a infraestrutura de abastecimento continua sendo o seu maior obstáculo.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

Tank 300 prova que lama e luxo podem sim andar juntos

GWM ganha inédito ajuste de banco por reconhecimento facial; saiba como vai funcionar