nsc
    nsc

    Dental Arte

    Ida ao dentista: qual a frequência ideal para manter a saúde bucal?

    Periodicidade na ida ao dentista e quais os cuidados que você deve ter para manter o tratamento em casa e proteger a saúde da sua boca

    25/02/2021 - 14h12 - Atualizada em: 25/02/2021 - 15h29

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Periodicidade na ida ao dentista e quais os cuidados que você deve ter para manter o tratamento em casa e proteger a saúde da sua boca
    Visitas frequentes são essenciais para manter a saúde bucal
    (Foto: )

    Ir ao dentista com frequência é um hábito que todos devemos manter no calendário. Mas, para muitos brasileiros, visitar o dentista ainda não é rotina. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde, e divulgada em novembro de 2020, menos da metade da população brasileira (49,4%) se consultou com um dentista nos 12 meses que antecederam a pesquisa.

    No entanto, as consultas regulares são essenciais para prevenir e identificar precocemente doenças nos dentes. Mas você sabe qual é a frequência ideal de visitas ao dentista?

    De acordo com os dentistas da Rede de Clínicas Odontológica Dental Arte, a frequência das consultas depende da necessidade de cada paciente. Para a maioria das pessoas adultas, o recomendado é que a cada 6 meses a pessoa faça uma visita ao dentista para revisões da saúde bucal.

    Já para pacientes com doença periodontal crônica ou crianças com controle de atividade da cárie, a regularidade da ida ao dentista deve aumentar. Portanto, o indicado pelos profissionais da área é consultar o seu dentista e seguir as recomendações dele.

    O que acontece nas consultas de rotina

    Um profissional qualificado com as ferramentas certas irá investigar todo o universo bucal do paciente. Dessa forma, um cirurgião-dentista, por exemplo, deve realizar em consultório a inspeção clínica da integridade dos dentes e saúde gengival, bem como a busca por lesões suspeitas na região da mucosa, língua e assoalho da boca.

    Mas se você é daqueles que frequentam o dentista com regularidade e não tem doenças, o procedimento é mais simples e rápido. Nesse caso, é necessário que se faça apenas a profilaxia profissional, popularmente conhecida como 'limpeza', para a remoção de manchas extrínsecas do esmalte e raspagem periodontal, caso seja necessária a eliminação de cálculos supra ou subgengivais.

    Como prevenir doenças e maus hábitos

    Sabemos que a prevenção de doenças é a função primordial de todo check-up no consultório odontológico, mas o dentista também está lá para tirar dúvidas dos pacientes e atualizá-los sobre os hábitos higiênicos e até mesmo alimentares.

    Afinal, alguns hábitos que aparentemente podem parecer inofensivos são extremamente prejudiciais para sua saúde bucal. Os mais lembrados pelos dentistas, são:

    • Usar escova de dentes muito gastas;

    • Palitar os dentes;

    • Mastigar de um lado só;

    • Roer as unhas;

    • Abusar de alimentos duros.

    Bons profissionais oferecem instruções de higiene conforme a necessidade específica de cada paciente, podendo ainda identificar a necessidade de tratamento ortodôntico ou estético.

    Cuidados com a saúde bucal continuam em casa

    Tirando as crianças, que precisam do apoio dos responsáveis para realizarem os cuidados com higiene pessoal, o paciente precisa ter consciência em relação a sua saúde bucal. Ou seja, precisa seguir as indicações do dentista para que nenhuma doença apareça e a boca se mantenha saudável.

    Normalmente são passos simples. Após todas as refeições ou ingestão de líquidos doces e ácidos deve-se escovar os dentes e fazer uso do fio dental.

    De acordo com os profissionais, existem no mercado escovas de dentes de formatos variados, ideais para cada perfil, que facilitam o controle de placa bacteriana, cáries, tártaro, sensibilidade, etc. No entanto, os dentistas revelam que ao contrário do que muita gente pensa, a escova elétrica é uma boa ferramenta no auxílio a saúde bucal.

    Com cabeça arredondada e cerdas macias que fazem diversos movimentos por segundo, a escova elétrica pode deixar o trabalho da escovação ainda mais fácil e manter seus dentes limpos em poucos minutos.

    Assim, seguindo todas essas recomendações, os dentistas afirmam que você terá muitos sorrisos saudáveis pela frente. bnSó não esqueça de escolher sempre um bom profissional, para que ele possa oferecer a você os melhores serviços em saúde bucal e cuidados odontológicos.

    Profissionais qualificados e serviços especializados

    Referência no estado do Rio Grande do Sul, com 19 anos de experiência no mercado, a Rede de Clínicas Odontológicas Dental Arte chega em Santa Catarina inaugurando uma nova clínica em Florianópolis, no bairro Ingleses, no norte da Ilha.

    A clínica, localizada na Rua Intendente João Nunes Vieira, 1335 é mais um investimento que contempla a geração de empregos no estado Catarinense.

    A unidade na Capital conta com cinco consultórios completos, ambiente climatizado e dentistas especialistas em diversas áreas.

    Além disso, possui equipamentos de última geração e trabalha com próteses, implantes, aparelhos, clareamentos, limpezas e diversos outros tratamentos odontológicos.

    Apesar do impacto econômico causado pela pandemia, a Dental Arte segue em franca expansão, com mais de 30 clínicas no Rio Grande do Sul e agora também em Santa Catarina.

    Com o investimento no estado catarinense, a marca multipremiada pelo Sebrae-RS e pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), aumenta seu ramo de atuação.

    Com isso, traz para Florianópolis mais do que novos postos de trabalho, um verdadeiro leque de opções de serviços qualificados aos moradores da região.

    Acesse o site da Dental Arte e conheça mais sobre os serviços da clínica.

    Leia também:

    Mais de 30 mil estudantes de Florianópolis receberão chips com internet para auxílio nos estudos

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas