Uma idosa de 85 anos foi encontrada trancada dentro de casa sozinha em Itajaí na manhã desta quinta-feira (15). A Polícia Militar precisou arrombar os cadeados para conseguir entrar na residência e resgatar a mulher, que reclamava de calor. O pedido de socorro partiu de profissionais da rede de saúde, que identificaram a situação. Conforme imagens divulgadas pela PM, a vítima vivia em condições desumanas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

A idosa contou à polícia que não tinha as chaves da casa, que estariam apenas o filho dela. Os agentes conseguiram entrar no imóvel e encontraram um cenário de abandono, com muita sujeira, comida estragada e insetos até dentro da geladeira. “Havia um prato com arroz estragado e com bichos próximo à cama da idosa, a qual disse que era o almoço deixado pelo filho”, informou a PM em nota à imprensa.

O Samu esteve no local para prestar o atendimento à vítima. Os socorristas contaram que anteriormente já foram à casa da idosa porque ela estava desmaiada no pátio e precisaram arrombar um cadeado para entrar. A equipe de uma unidade de saúde também teria dito que desde fevereiro ela não recebe atendimento, que por várias vezes passaram e a residência estava fechada e, por esse motivo, não viam a senhora.

O filho da mulher apareceu na casa enquanto a PM ainda atendia o caso e disse que a mãe era mantida trancada em casa porque sofreria de demência e ele tinha medo que ela saísse para a rua e desaparecesse. Ainda conforma a polícia, o homem de 54 anos teria dito que fica com a bolsa da mãe e faz os saques da aposentadoria da idosa. Ele foi preso em flagrante por cárcere privado, expor a idosa a condições desumanas e apropriar dos proventos dela.

Continua depois da publicidade

Conforme a PM, a senhora foi encaminhada ao Centro Integrado de Saúde e depois seria levada para uma casa de cuidados a idosos.

Vídeo mostra condições desumanas

Leia mais

Homem encontrado morto em telhado estava desaparecido há cinco dias em Blumenau

Vândalos chegaram em carro de luxo para promover barricada na BR-470, diz testemunha

Destaques do NSC Total