Um veículo com um adesivo colado no vidro contendo uma frase sobre guerra e uma suástica nazista foi localizado pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (22), em Araranguá, no Sul de Santa Catarina. Diante do conteúdo, o carro foi recolhido e entregue à Polícia Civil. Em seguida, a PM localizou o suspeito, um idoso de 70 anos, que foi preso em flagrante.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Polícia Militar, o automóvel estava estacionado em via pública no momento em que foi localizado. Populares relataram que o veículo havia apresentado pane mecânica e que o motorista deixou o local a pé. Imagens de câmeras de monitoramento confirmaram a situação e auxiliaram na identificação do responsável.
Mais tarde, policiais militares localizaram o proprietário, que confirmou ser o responsável pelo automóvel. Ele recebeu voz de prisão pelo crime de racismo e foi encaminhado à Delegacia de Polícia.
Idoso encomendou adesivo com suástica para aplicar em carro
Segundo o delegado Adriel Alves, que atendeu a ocorrência, em depoimento o idoso confirmou que foi o responsável por encomendar e colar os adesivos no veículo. Ele também afirmou que já havia sido alertado por familiares sobre possíveis problemas relacionados ao conteúdo exibido, mas optou por mantê-los.
Ainda de acordo com o delegado, foi lavrado o auto de prisão em flagrante, uma vez que o crime de apologia ao nazismo é considerado inafiançável, conforme a legislação brasileira. O caso foi enquadrado no artigo 20 da Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. O parágrafo 1º do mesmo artigo, incluído pela Lei nº 9.459/1997, proíbe a divulgação de ideologia nazista.
Continua depois da publicidade
O indiciado permanece preso, à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil segue responsável pela apuração do caso.
