Um idoso, de 64 anos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar Cunha Porã, No Oeste de Santa Catarina, na noite da última terça-feira (11), após ser picado por uma urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus), espécie de serpente peçonhenta. Após ser avaliado no local pelos socorristas, ele foi levado à Fundação Hospitalar e Assistencial de Cunha Porã, para tratamento antiofídico.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência por volta das 19h50min — não foi informada a hora aproximada em que o ataque do animal aconteceu. Quando os socorristas chegaram ao local, na Linha Quaraí, interior do município, a vítima foi encontrada sentada em frente à sua residência.
O idoso foi picado na região do tornozelo, onde apresentava dor intensa, inchaço e sangramento. Ele também estava com taquicardia e agitação, mas os demais sinais vitais estavam estáveis, de acordo com o relato dos bombeiros.
O idoso conseguiu realizar a captura da cobra após ser picado. O urutu-cruzeiro é bastante comum nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de outros países da América do Sul; do mesmo gênero da jararaca, essas cobras são responsáveis pela grande maioria dos acidentes com serpentes no Brasil.
Continua depois da publicidade
O nome urutu-cruzeiro se dá em razão do desenho de uma cruz no alto da cabeça que alguns animais da espécie apresentam.
Conheça as serpentes venenosas presentes em SC
Leia também
Cobra venenosa causadora de mais acidentes no Brasil é encontrada em garagem em SC
VÍDEO: Cobra venenosa assusta família ao ser encontrada ao lado de roupas em Jaraguá do Sul
Adolescente é picado por cobra no pé e vai parar no hospital em SC




