nsc
dc

Ensino técnico e superior

IFSC abre processo de transferências e retornos, com mais de 1,6 mil vagas

Inscrições devem ser feitas até o dia 14 de julho, no site da instituição

03/07/2019 - 20h08

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Quem não possui computador em casa pode fazer a inscrição diretamente nos campi do IFSC
Quem não possui computador em casa pode fazer a inscrição diretamente nos campi do IFSC
(Foto: )

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas para o processo de transferência interna e externa e retorno de alunos já formados. Até o dia 14 de julho, os interessados devem se cadastrar no site da instituição. Ao todo, são 1.677 vagas, distribuídas em 21 campi pelo Estado.

Depois de realizar a inscrição pela internet, os candidatos devem entregar a documentação solicitada diretamente nos locais onde o curso pretendido é ofertado. As pessoas que não possuem acesso à web podem usar os computadores disponíveis nos campi do IFSC.

Há dois editais que regem os processos seletivos. Um é voltado apenas para os cursos técnicos, enquanto o outro traz as regras referentes à seleção dos estudantes que vão concorrer às vagas de graduação.

Segundo o IFSC, podem participar dos processos de transferência interna os estudantes que estejam regularmente matriculados na instituição, nos cursos técnicos ou de graduação. O procedimento também é válido para quem está com a matrícula trancada. Esses alunos podem escolher mudar de curso ou apenas de campus, mas mantendo as mesmas disciplinas.

A mesma situação é válida para os estudantes de outras instituições, que desejam participar dos processos de transferência externa. Nas duas situações, eles devem ficar atentos às exigências mínimas de cada curso, disponíveis nos editais.

Já o processo de retorno é voltado para estudantes já formados, com diplomas em qualquer área, que pretendem obter uma nova formação. Para esses, os comprovantes de conclusão dos cursos que já fizeram devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação. Eles também devem ficar de olho nas exigências.

Os resultados dos processos de seleção devem ser divulgados no dia 29 de julho. As matrículas dos selecionados serão realizadas entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.

Colunistas