publicidade

Cotidiano
Navegue por

Meio ambiente

IMA lança laboratório móvel para análise de nascentes em áreas de conservação em SC

Na estrutura será possível coletar e analisar imediatamente as amostras

12/03/2019 - 11h27 - Atualizada em: 12/03/2019 - 11h29

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
(Foto: )

A análise da qualidade da água em áreas de conservação ganhou mais um aliado em Santa Catarina. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) inaugurou nesta segunda-feira, em Criciúma, o laboratório móvel que irá pesquisar e analisar a água nesses locais, desde a nascente até a foz. Segundo o IMA, a estrutura itinerante é inédita no Brasil.

O veículo foi entregue pelo governador Carlos Moisés da Silva em visita ao Sul do Estado, porém não ficará na sede regional. Com o laboratório móvel será possível coletar e analisar imediatamente as amostras, verificando por onde a água passa e onde recebe a influência poluidora.

A estrutura também está apta para realizar análises bacteriológicas, como verificar contaminação por agentes de origem fecal, além de análises físicas da água como temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, pH, cor, transparência e sólidos sedimentáveis.

Somente no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação de Santa Catarina, por exemplo, existem centenas de nascentes, responsáveis pela formação de mananciais que abastecem a região da Grande Florianópolis, como o Rio da Madre, Cubatão, Maciambu, Capivari e Rio Duna.

O veículo foi doado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta realizado pelo Ministério Público e o IMA, e a transformação da van em laboratório foi realizada com recursos provenientes de compensações ambientais. Ele não será utilizado para a pesquisa de balneabilidade, que utiliza outro protocolo de análise.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação