A restauração da imagem do Senhor Bom Jesus de Araquari foi concluída em Minas Gerais. Com 206 anos, a arte sacra possuía marcas causadas pelo tempo. O trabalho foi concluído com quatro meses de antecedência. A prefeitura divulgou, nessa terça-feira (18), que a restauração foi concluída quatro meses antes do prazo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp
O trabalho foi realizado pelo artista plástico e entalhador, Hélio Petrus, conhecido pelo estilo de trabalho neobarroco, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, há 1.296 quilômetros de distância de Araquari. O investimento na restauração foi de R$ 100 mil, pagos com doações de empresários e fiéis, de acordo com a prefeitura do município.
Veja fotos da imagem do Senhor Bom Jesus de Araquari
O resultado da restauração será divulgado ao público apenas quando a imagem chegar ao município, na próxima segunda-feira (24).
A origem exata da imagem é desconhecida. Segundo a prefeitura, alguns apostam em Portugal, outros afirmam que veio da Alemanha. Todos os anos, a arte sacra atrai milhares de fiéis durante a Festa do Senhor Bom Jesus. O evento, realizado em agosto, acontece há 180 anos.
Continua depois da publicidade
Fotos da procissão Senhor Bom Jesus em Araquari em 2024
Réplica em tamanho real
Além da restauração da imagem original, o artista também trabalhou em uma réplica, que será usada nas procissões que antecedem a Festa do Senhor Bom Jesus. Esculpida em madeira de cedro rosa, ela foi feita com a mesma técnica da pintura original em policromia, uma arte com várias cores; olhos de vidro e pesa cerca de 50 quilos.
Os trabalhos coordenados pelo artista Hélio Petrus também contaram com o apoio do artesão Graciano Borges. Segundo a prefeitura de Araquari, o investimento na réplica foi de R$ 80 mil e o valor foi pago através de doações particulares.
De volta a Araquari
A imagem original e a réplica retornam para Araquari com a ida de uma comitiva até Mariana nesta quarta-feira (19). A saída está marcada para às 19h, em frente ao Santuário em Araquari.
Segundo a prefeitura, o trajeto inclui uma visita ao Centro Histórico de Ouro Preto e à missa no Santuário Nacional de Aparecida. O retorno está previsto para a próxima segunda-feira (24), à meia-noite. Para o padre Jackson Rampelotti, o momento é de muita emoção.
Continua depois da publicidade
— Trata-se de uma imagem que tem quase 200 anos de história, é importantíssimo esse restauro porque a imagem já tem muitas marcas e precisamos proteger o patrimônio, que não é só sacro, mas também cultural, artístico e é uma propriedade da igreja, e um símbolo da cultura de Araquari. Estamos ansiosos pelo retorno — afirma.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Saiba quanto custa e como comprar ingressos para o Festival de Dança de Joinville
Novo passeio de trem em SC, com locomotiva centenária e túnel no trajeto, tem data de estreia
 
				 
                                     
                            
                            











