Imagens aéreas já mostram o impacto da obra de alargamento na praia de Balneário Piçarras. De um lado, a orla estreita, do outro, o dobro do espaço. Inclusive, com o avanço da obra, um trecho já foi disponibilizado para uso de banhistas. O local também possui uma câmera que monitora a obra 24 horas por dia, exibindo o rápido avanço dos trabalhos e guarda-sóis já postos na praia alargada.
Continua depois da publicidade
O primeiro trecho da faixa de areia da Praia Central de Balneário Piçarras foi liberado na tarde de quinta-feira (05) para uso de moradores e turistas. A liberação compreende o segmento entre o Molhe da Barra e o molhe localizado ao lado do Restaurante Capitão, totalizando cerca de 500 metros.
Veja fotos da praia de SC
A prefeitura de Piçarras destaca que, antes da abertura ao público, equipes técnicas das empresas responsáveis pela obra, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar, realizaram avaliações no local para garantir a segurança da população.
— A obra avança de forma rápida, segura e dentro do planejamento. A liberação do trecho ocorre com total segurança para a população, após diversas avaliações técnicas no locais que constaram as condições adequadas para utilização — destaca o secretário de Obras, Arthur Ribeiro.
A operação é executada pela draga Amazone, responsável pelo transporte de aproximadamente 6.000 metros cúbicos de areia por dia, com até quatro operações diárias. Nesta nova etapa, os trabalhos avançam por mais 300 metros após o molhe ao lado do Restaurante Capitão.
Continua depois da publicidade
Os sedimentos utilizados possuem as mesmas características da areia original da praia, conforme exigência do licenciamento ambiental. O material é extraído de uma jazida localizada a cerca de 10,5 quilômetros da Praia Central, próxima à Ponta da Vigia, no município de Penha.
O projeto de alargamento contempla aproximadamente 2 quilômetros da orla, entre o molhe da Avenida Getúlio Vargas e o molhe da Barra do Rio Piçarras. Ao todo, serão depositados 379.166,76 metros cúbicos de areia, ampliando significativamente a faixa de areia da praia.
Os recursos para a execução da obra são provenientes do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra) e de recursos próprios do município. O prazo máximo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias.
Veja vídeo ao vivo da obra
Conheça as praias de Piçarras
Continua depois da publicidade



















