Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, foi atingida por um tornado na última sexta-feira (9), afirmou a Defesa Civil neste domingo (11). A confirmação do fenômeno foi feita pelo órgão após análise de imagens de radar meteorológico, registros feitos por drones e avaliação em campo. A tempestade provocou destelhamentos, queda de árvores e outros transtornos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A Defesa Civil constatou o tornado por volta das 19h20min. O fenômeno é caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade (geralmente uma supercélula) até o solo, com alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos associados.
Tornado no Oeste de SC teve ventos com velocidade acima de 100 km/h, diz Defesa Civil
O fenômeno se formou a partir de uma tempestade associada ao avanço de uma frente fria pelo Estado, que atingiu inicialmente o Oeste catarinense e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul no início da tarde, e avançou pelas demais regiões do Estado durante o restante do dia e à noite.
Continua depois da publicidade
Em Palmitos, Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos, morreu após ser atingido por uma árvore. O município decretou situação de emergência após o tornado atingir 50 casas e deixar 65 pessoas desalojadas.
Em imagens de satélites divulgadas pela Defesa Civil (veja abaixo), é possível ver as áreas (com tons mais escuros e pontos brancos) onde as tempestades estavam mais intensas, com potencial para temporais, ventos fortes e granizo.
Veja as fotos
A avaliação em campo realizada pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil auxiliou na confirmação da atuação de um tornado. As equipes observaram árvores torcidas e caídas em diferentes direções, o que difere de danos causados por frentes de rajadas ou microexplosões, que geralmente apresentam um padrão direcional.
Continua depois da publicidade
Também foram identificados danos nas construções e na própria vegetação em forma de rastro, outra característica que reforça a hipótese de um tornado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), na região da Grande Florianópolis foram registradas 12 ocorrências de corte de árvores, com atuação das guarnições da Capital e municípios vizinhos. Os atendimentos envolveram obstrução de vias e risco iminente à população.
Leia mais
Queda de árvore devido ao vento forte causa uma morte no Oeste de SC
Identificado agricultor que morreu atingido por árvore durante temporal em SC