Nesta terça-feira (30) é celebrado o Dia do Ferroviário, uma profissão fundamental para a história e o desenvolvimento do Brasil, especialmente do Sul de Santa Catarina. A data marca o dia da inauguração da primeira estrada de ferro do país, em 1854.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A Estrada de Ferro Mauá, no Rio de Janeiro, foi a primeira construída em terras brasileiras. Ela foi inaugurada em uma viagem com a presença do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina. Em Tubarão, a história das ferrovias começou três décadas mais tarde, com a Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC), em 1º de setembro de 1884.

Fotos históricas recontam o cotidiano da rodoviária de Criciúma na década de 80

Veja fotos dos ferroviários em SC

Continua depois da publicidade

O trabalho árduo dos ferroviários era de levar alimento e outras mercadorias à população. Ao longo dos anos, as ferrovias perderam espaço para o transporte rodoviário, mas seguem presentes até os dias atuais. Hoje, o Museu Ferroviário de Tubarão preserva essa história com 40 mil itens, entre fotos, documentos, obras de arte, vagões e outros objetos.

Por meio de imagens antigas, o Arquivo Público e Histórico Amadio Vettoretti de Tubarão mantém viva a memória dos ferroviários. As fotografias resgatam o cotidiano em meio às estradas de ferro há mais de 70 anos.

Leia mais

Anita Garibaldi tem descendentes no Brasil? Historiador responde

FOTOS: Como e quando visitar os museus de Laguna, no Sul de SC

Destaques do NSC Total