Uma série de explosões causou um incêndio de grandes proporções no parque industrial Carlos Spegazzini, na região de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, Argentina, na noite de sexta-feira (14). De acordo com o jornal argentino Clarín, as chamas ultrapassavam 20 metros de altura e deixaram pelo menos 20 pessoas feridas.
Continua depois da publicidade
A primeira grande explosão ocorreu por volta das 21h. Com o choque da explosão, janelas foram estilhaçadas em um raio de até quatro quilômetros.
Moradores relataram que, após a detonação inicial, novas explosões menores seguiram ao longo da noite. De acordo com o Clarín, o incêndio teria começado em um armazém localizado ao lado de uma fábrica de tintas.
Segundo o ministro da Saúde da província de Buenos Aires, Nicolás Kreplak, oito pessoas foram encaminhadas a hospitais, a maioria com ferimentos leves ou sintomas de inalação de fumaça. Uma delas teve fratura exposta no braço. Clínicas privadas da região informaram que pelo menos 20 moradores procuraram atendimento médico.
Veja vídeo da explosão
Continua depois da publicidade
Incêncio de grandes proporções
O prefeito de Ezeiza, Gastón Granados, descreveu uma “explosão muito grande” e afirmou que os bombeiros enfrentaram dificuldade em controlar o incêndio “devido ao número de explosões”. Ele disse ainda que uma das unidades atingidas era uma fábrica química onde armazéns com produtos agrícolas e fertilizantes também pegaram fogo.
O diretor da Agência Federal de Emergências, Santiago Hardie, confirmou ao Clarín o envio de pessoal a Spegazzini para trabalhar em conjunto com o município e a província, “dada a gravidade da situação”.
O maior aeroporto internacional da Argentina fica na cidade, localizado a cerca de 20 km do local do incidente. No entanto, nenhum voo foi afetado até o momento.
*Com informações do g1 e do Clarín.

