Imagens geradas através de ferramentas de previsão de tempo mostram a formação do ciclone extratropical que se aproxima de Santa Catarina entre essa segunda (8) e terça-feira (9). As imagens de satélite e modelos feitos através de radares meteorológicos mostram a instabilidade sobre o Rio Grande do Sul na noite desta segunda, e a previsão para as próximas horas, em que a chuva deve avançar em direção ao Estado.

Continua depois da publicidade

A chegada do ciclone causa instabilidade no tempo, com chuva intensa, temporais e rajadas de vento. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e destelhamentos, alerta a Defesa Civil estadual.

Onde está o ciclone extratropical

Quando ciclone extratropical chega em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a atuação de um ciclone extratropical entre esta segunda e terça-feira, que deixa o tempo instável em todo o Estado. Os temporais com chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo começam já entre a tarde e a noite de segunda, em especial no Grande Oeste e Planalto Norte, onde tempestades severas podem ocorrer. Há risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica.

Já na terça a situação se intensifica, com chuva persistente, intensa em alguns momentos, em curtos períodos de tempo. O risco será de muito alto a alto para ocorrência como alagamento e enxurradas e moderado para deslizamentos.

Continua depois da publicidade

Veja imagens de satélite que mostram formação do ciclone

Quais serão as regiões mais atingidas

O alerta é maior nesta segunda para o Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Planaltos, que já podem registrar chuva mais intensa, com chance de vento forte e granizo. A instabilidade ganha força na madrugada e avança pelo Estado ao longo do dia. Os temporais chegam no litoral pela manhã e se estendem ao longo do dia, com condições para chuva intensa e volumosa em curtos períodos de tempo.

(Foto: Defesa Civil, Reprodução)

A circulação marítima mantém maior nebulosidade e condição para mar agitado. As temperaturas continuam elevadas, entre 27°C e 31°C na maior parte do estado. A chuva pode ser intensa em curtos períodos de tempo, em especial no litoral e áreas serranas próximas. Há risco alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, e as rajadas de vento podem atingir 70 km/h.