O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) analisou 175 lotes de materiais escolares para verificar se as quantidades estavam de acordo com o que está descrito nas embalagens, assim como se as informações contidas nos rótulos estavam disponibilizadas de forma clara e correta ao consumidor. Do total, cerca de 12% apresentavam alguma irregularidade, isto é, 21 lotes de produtos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A ação ocorreu nas cidades de São José, Palhoça, Joinville, Florianópolis, Balneário Camboriú, Tubarão e Camboriú. Foram fiscalizados produtos como: cadernos, cola branca, bastão e cola em fita, massa de modelar, corretivo, adesivos, fitas adesivas, fichários, clips, cartolina, papel A4, papel almaço, etiquetas, grafite, percevejo, blocos de anotações, pasta elástico, alfinete, papel crepon, entre outros.

Entre os produtos analisados, foram encontrados erros como: folhas de caderno com tamanhos inferiores ao declarado pelo fabricante no rótulo, embalagens de folhas A4 com número de unidades inferior, e da mesma forma nas embalagens de percevejos, alfinetes e grafite.

Nas análises dos rótulos, foram encontradas agendas sem qualquer indicação de quantidade de folhas, números escritos em formatos muito pequenos para a indicação quantitativa, e que dificultam a informação ao consumidor, além da falta de indicação da unidade de medida nos rótulos dos cadernos.

Continua depois da publicidade

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, considerou o resultado da Operação Aulas Seguras positivo.

— O alto índice de conformidade encontrado e a ausência de fraude metrológica nos itens ensaiados demonstra o compromisso do empresário catarinense com a qualidade. Esse trabalho nas operações especiais coíbe as fraudes e torna o Imetro um aliado do bom empresário — disse.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Leia também

SC espera faturar R$ 2,3 bilhões no Carnaval 2024

Veja 8 cidades com festas para curtir o Carnaval 2024 em SC

Carnaval no Centro de Florianópolis terá hora para terminar

Destaques do NSC Total