Um microfone aberto captou uma conversa entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, durante uma conversa enquanto os dois caminhavam lado a lado em um evento em Pequim. Na conversa, os dois falaram sobre transplantes de órgãos e a possibilidade de que os seres humanos possam viver até os 150 anos de idade.
Continua depois da publicidade
O momento ocorreu enquanto Putin e Xi caminhavam com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, à frente de uma delegação de mais de duas dezenas de líderes estrangeiros para assistir a um desfile militar na capital chinesa que marcava o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. A cena foi transmitida ao vivo pela emissora estatal CCTV para outros meios de comunicação.
Nas imagens, é possível ouvir o tradutor do líder chinês dizendo em russo:
— Antigamente, as pessoas mal chegavam aos 70 anos, mas hoje, aos 70, você ainda é uma criança.
O tradutor de Putin, então, fala sobre como a biotecnologia vem se desenvolvendo. Após um trecho inaudível, acrescenta:
Continua depois da publicidade
— Os órgãos humanos podem ser continuamente transplantados, e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, chegando até mesmo a alcançar a imortalidade.
Em resposta, Xi, que estava fora da câmera, foi ouvido dizendo em chinês:
— Alguns preveem que, neste século, os seres humanos possam viver até 150 anos.
Quando Xi começou a falar, o vídeo cortou para uma tomada ampla da Praça da Paz Celestial, e o áudio some. Pouco mais de 30 segundos depois, Xi, Putin e Kim reapareceram nas câmeras enquanto subiam os degraus em direção à tribuna de onde veriam o desfile.
Leia também
Delação, provas e condutas de Moraes são questionadas em 2º dia de julgamento de Bolsonaro