Quatro minutos. Esse foi o tempo que levou entre a decolagem e o incêndio do balão que provocou a morte de oito pessoas na manhã deste sábado (21) em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. De acordo com autoridades de segurança, o acidente ocorreu durante a segunda tentativa de voo do piloto. Ao todo, 21 pessoas estavam bordo e 13 sobreviveram.
Continua depois da publicidade
Fontes ouvidas pela NSC contaram que por volta das 6h40min o piloto tentou decolar, mas o local não apresentava as condições adequadas. O grupo foi para outro ponto, de onde o balão voou por volta das 7h. Os relatos indicam que logo que o voo começou, as chamas iniciaram. O foco seria o maçarico usado para acender o fogo do balão, que funciona com ar quente.
Veja fotos do início do voo de balão
O piloto teria conseguido voltar ao solo, desceu e recomendou que todos saíssem. Porém, quando ainda havia oito pessoas no cesto, o balão voltou a subir.
Os depoimentos revelam que quando o balão tocou o solo, as chamas já estavam altas, o que pode explicar porque não houve mais nenhuma manobra para tentar manter o balão no chão. Em depoimento, o piloto contou que o incêndio possivelmente começou no maçarico, que estava no centro do balão. Ele revelou aos agentes que jogou o maçarico para fora do balão quando ainda estavam no alto.
Continua depois da publicidade
Outra revelação feita pelo piloto é de que o extintor não funcionou. A situação, inclusive, foi relatada por todas as seis testemunhas já ouvidas pela Polícia Civil.
Segundo a investigação, quatro vítimas morreram carbonizadas e quatro por trauma da queda, já que saltaram do cesto do balão em chamas.
Cinco vítimas foram para hospital, mas já receberam alta
As vítimas têm idade entre 33 e 70 anos. Cinco sobreviventes foram levados até o Hospital Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Praia Grande, mas no fim da tarde deste sábado todos já haviam recebido alta e deixado a unidade.
Leia também
De médicos a patinador artístico: quem eram os oito mortos em acidente com balão em SC
“Tragédia no ar”: queda de balão com oito mortos em SC repercute na imprensa internacional
Fogo começou no cesto e piloto orientou ocupantes a pular de balão em SC, diz policial
 
				 
                                     
                            
                            






