nsc
dc

No Oeste

Incêndio em fábrica de Xaxim é controlado após 20 horas; veja vídeo

Bombeiros de toda a região foram acionados para conter as chamas, que começaram na tarde de quinta-feira (2)

03/09/2021 - 06h54 - Atualizada em: 03/09/2021 - 12h14

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Cerca de 20 bombeiros trabalham no combate às chamas na manhã desta sexta-feira (3)
Cerca de 20 bombeiros trabalham no combate às chamas na manhã desta sexta-feira (3)
(Foto: )

Após mais de 20h, o incêndio em uma fábrica de embalagens em Xaxim, no Oeste catarinense, foi controlado pelos bombeiros. Equipes ainda estão no local fazendo o rescaldo. As chamas começaram na tarde de quinta-feira (2). Sete pessoas precisaram de atendimento médico.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> Fotos mostram destruição em fábrica de Xaxim atingida por incêndio

A Defesa Civil emitiu alerta sobre o risco de contaminação pela liberação de produtos químicos na atmosfera causado pelo incêndio. São considerados áreas de risco alto os municípios de Chapecó, Arvoredo, Seara. Cordilheira Alta, Paial e Itá tem risco moderado.

O órgão orienta que as pessoas permaneçam em casa e fiquem com as portas e janelas fechadas.

Cerca de 20 bombeiros trabalharam no local na manhã desta sexta. Segundo os socorristas, não há risco para as edificações vizinhas e o combate as chamas seguirá ao longo do dia. Mais de 500 mil litros de água foram usados.

Em entrevista à NSC TV, o tenente-coronel Marco Antônio Eidt disse que a área atingida pelo fogo é de cerca de 13 mil metros quadrados. Os locais onde havia focos de incêndio ficavam em áreas de difícil acesso. A queda do telhado metálico também atrapalhou a chegada dos socorristas ao local.

- É muito dificultoso o acesso. Na parte que foi possível acessar com as nossas equipes já foi feito o combate. Existe em torno de 25% a 30% da área da empresa que ainda está em chamas e é basicamente o local onde tinha a maior quantidade de matéria-prima - explicou.

Mais de 200 pessoas estavam no local

O fogo começou por volta das 15h50. De acordo com os bombeiros, a informação inicial é de que houve uma explosão e que o incêndio se alastrou pelo local. Ao menos 250 funcionários estavam na empresa, mas todos saíram a tempo.

Dois funcionários foram levados a um hospital da região com queimaduras. Outros cinco, segundo os bombeiros, receberam atendimento no local após inalar a fumaça. Não há informação atualizada sobre o estado de saúde das vítimas.

Equipes de várias cidades da região, como Chapecó, Xanxerê e Pinhalzinho, foram acionadas para conter as chamas. A prefeitura de Xaxim também disponibilizou caminhões de água e duas máquinas para ajudar no combate.

Combate ao incêndio aconteceu durante todas a madrugada
Combate ao incêndio aconteceu durante todas a madrugada
(Foto: )

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local. Houve retenção de trânsito na BR-282 próximo ao horário do incêndio. Além disso, a Polícia Militar fez o isolamento na região devido ao risco de explosões.

A empresa Rafitec, atingida pelo incêndio, emitiu nota. Disse em sua manifestação oficial que ainda não tem detalhes sobre o que motivou o incêndio e que os "maiores danos foram materiais" e que "todas as medidas foram tomadas priorizando a integridade física dos colaboradores".

A fábrica faz embalagens de ráfia, sacos grandes para armazenar farelos e grãos. Informações preliminares apontam que o incêndio começou em uma máquina de solvente.

Veja vídeo do incêndio

Leia também:

Cidades de SC cancelam desfile de 7 de setembro por conta da pandemia

Polícia encontra fábrica de artefatos nazistas em SC

Colunistas