Um incêndio florestal de grandes proporções em Apiúna mobilizou o Corpo de Bombeiros Voluntários da União (CBVU) na noite de sábado (24) e, desde lá, foram mais de 60 horas consecutivas de monitoramento e combate às chamas até que elas fossem extintas por volta das 10h20min desta terça-feira (27). Uma área de 80 hectares, sendo cerca de 800 mil metros quadrados, foi atingida e pertence a uma fazenda particular de reflorestamento de eucalipto. As causas ainda serão investigadas.
Continua depois da publicidade
A área em que estava o foco do incêndio era de difícil acesso, conforme relatou o subcomandante da CBVU, Gerson Vogel. Começou na fazenda, em Gabirobal, mas as chamas se propagaram rápido e avançaram por aproximadamente três quilômetros, atingindo a região de Bracinho, em que moradores puderam visualizar uma intensa cortina de fumaça, segundo a prefeitura de Apiúna. Foram 30 bombeiros voluntários, que também atendem as regiões de Ascurra e Rodeio, empenhados a combater as chamas. O combate também contou com apoio aéreo do helicóptero Águia 07.
— A gente tá passando por uma época de seca. Todas as corporações, desde bombeiro militar a bombeiro voluntário do Vale do Itajaí, têm problema com incêndio na vegetação. Às vezes as pessoas fazem queimada para limpar um terreno e não fica cuidando ou não faz um aceiro bem feito e o fogo acaba passando e invadindo algum reflorestamento e até a mata nativa. Isso dá um grande trabalho e tem que mobilizar muita gente — lamentou o subcomandante.
Os bombeiros registraram que alguns bairros da cidade amanheceram nesta terça-feira cobertos pela fumaça. Os moradores da região foram alertados a fecharem as casas e colocarem panos úmidos nos vãos das portas e janelas para bloquear a entrada da fumaça. Felizmente, a rede de saúde municipal não registrou nenhuma intoxicação por conta da fumaça e ninguém se feriu. A empresa fez um boletim de ocorrência e a polícia investigará as causas do incêndio.
Veja o vídeo de como estava o incêndio florestal
Continua depois da publicidade

