nsc
santa

Bombeiros

Incidente com pássaro tira helicóptero Arcanjo de operação em Blumenau e região

Aeronave está sem operar no Vale deste 9 de julho e a previsão é de que retomada ocorra na próxima semana

17/07/2020 - 10h14

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Arcanjo 03 atende prioritariamente o Vale do Itajaí.
Arcanjo 03 atende prioritariamente o Vale do Itajaí.
(Foto: )

Um incidente com um pássaro de pequeno porte compromete a operação do Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros, em Blumenau e região. A ocorrência foi registrada no último dia 9 de julho quando a equipe se deslocava para um atendimento. O animal atingiu ao menos dois pontos do helicóptero, o estabilizador horizontal e o rotor que fica na cauda. Desde então, por conta de protocolos de órgãos ligados à aviação, a aeronave não pôde mais decolar.

> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

O capitão Hugo Manfrim, responsável pelo Arcanjo 03, explica que depois desse incidente uma série de procedimentos tiveram de ser feitos junto ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Essa fase para apurar o que ocorreu e gerar um relatório à Força Aérea Brasileira (FAB) durou cerca de uma semana. Só depois é que a aeronave foi liberada para a manutenção.

— Passada essa pendência burocrática, o Arcanjo foi liberado para manutenção. Algumas peças tiveram de ser substituídas e outras têm que passar por uma inspeção na fábrica, que fica em Minas Gerais. Elas estão voltando hoje [sexta-feira]. A manutenção será finalizada nos próximos dias e acredito que mais tardar na semana que vem a aeronave já vai estar em operação novamente — explica o capitão Manfrim, comandante da 2ª Companhia de Operações Aéreas.

Durante esse período, a equipe médica que é contratada para integrar a tripulação do Arcanjo 03 está à disposição para o atendimento em deslocamento por terra. Em caso de necessidade, segundo Manfrin, o Arcanjo 01, com base em Florianópolis é quem pode atender a região do Vale do Itajaí, com um deslocamento de aproximadamente 25 minutos.

Colunistas