Ao menos quatro municípios do Litoral Sul de Santa Catarina estão em alerta vermelho para ventos costeiros nesta terça-feira (9), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, desta terça-feira (9), alerta para intensificação dos ventos nas regiões litorâneas até a noite desta quarta-feira (10).
Continua depois da publicidade
De acordo com informações da Inmet, quatro municípios do Litoral Sul estão em situação de perigo para ocorrências com movimentações de dunas de areia sobre construções na orla.
As áreas que podem ser afetadas pelos ventos estão localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, no Sul Catarinense e no Sudeste Rio-grandense.

Veja lista com cidades em alerta no Sul de SC
Em Santa Catarina, quatro municípios estão em alerta vermelho para ocorrências com ventos.
- Araranguá;
- Balneário Arroio da Silva;
- Sombrio;
- Balneário Gaivota.
Continua depois da publicidade
Além dessas cidades, todo o litoral do Rio Grande do Sul também deve ser afetado pelos ventos que atingem o Estado, como Torres, Arroio do Sal, Tramandaí e outros municípios litorâneos.
Ciclone extratropical
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diminuiu, na manhã desta terça-feira (9), os alertas vigentes para as tempestades decorrentes do ciclone extratropical que atinge Santa Catarina e outros estados. Os novos avisos são válidos até 10h de quinta-feira (10).
Até a manhã desta terça, o alerta era vermelho, de “grande perigo”, para as regiões Oeste, Norte, Serra e
Vale do Itajaí. Agora, há dois alertas de tempestade: um amarelo, de “perigo potencial”, para a região Oeste; outro laranja, de “perigo”, para o restante do Estado. Um terceiro alerta, laranja, indica perigo para ventos costeiros.
Entre a madrugada e a manhã desta terça-feira (9), Santa Catarina registrou fortes chuvas que causaram alagamentos nas regiões Norte e na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do alagamento na Grande Florianópolis
Na quarta-feira (10), o ciclone se afasta para alto mar e a instabilidade perde força. No entanto, o vento aumenta, com rajadas entre 60 e 80km/h na maior parte das regiões. Nas áreas mais costeiras e serranas essas rajadas podem chegar aos 100 km/h em alguns momentos.
Além disso, o mar fica agitado ao longo da quarta e quinta-feira (11), com risco de ressaca e ondas entre 3 metros e 3,5 metros, com picos de até 4 metros em alto mar no Litoral Sul, segundo informações da Defesa Civil.
















