O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas em 19 estados brasileiros. São 18 alertas amarelos, classificados como “perigo potencial”, além de 12 laranjas de “perigo”. As regiões Nordeste e Centro-Oeste podem ser as mais afetadas.
Continua depois da publicidade
Além disso, grande parte do Norte e Nordeste está sob alerta amarelo. De acordo com o Inmet, o perigo potencial na região abrange cidades como São Paulo de Olivença, no extremo-oeste do Amazonas, até Salvador, no litoral da Bahia. No território, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem chegar a 60 km/h.
Veja fotos
Já as áreas de maior risco nos estados de Tocantins, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rondônia, Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre o Norte e Nordeste, por exemplo, há chances de chuva intensa de 60 mm/h e ventos de até 100 km/h. Também existe alto risco para alagamentos e queda de árvores.
Chuvas no Sul do Brasil
Na região Sul, o alerta segue amarelo para todo o estado do Rio Grande do Sul. Há chances de chuvas intensas e vento costeiro de até 60 km/h.
O alerta abrange uma pequena parte de Santa Catarina, em cidades como Criciúma, São Joaquim, Lages e Balneário Rincão.
Continua depois da publicidade





