O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo em meio ao ciclone extratropical que se aproxima do Sul do país. O aviso é para ventos costeiros e se estende do Rio Grande do Sul até São Paulo.
Continua depois da publicidade
O alerta laranja, de perigo, é válido a partir de 00h01min de terça-feira (9) até 23h59min. “Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla”, alerta a Inmet. Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
Quais são as áreas afetadas pelo alerta
O alerta abrange todo o litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e o Sul do litoral paulista, até a região de Iguape.

Alerta vermelho devido ao ciclone
Mais cedo, o Inmet emitiu um alerta vermelho, de “grande perigo”, para tempestades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O aviso é válido entre o meio-dia desta segunda-feira (8) até 23h59min de terça (9).
A previsão do tempo indica chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, com ventos de mais de 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário, conforme o Inmet.
Continua depois da publicidade






