nsc
hora_de_sc

Cinema

Inscrições para a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis são prorrogadas

Curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina podem ser inscritos; prazo vai até 30 de abril

15/04/2021 - 14h02

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
"Manhã", de Reyhane Kavosh
O evento, um dos festivais mais importantes do segmento no paí, é uma das principais janelas de lançamento de filmes dedicados à infância e juventude
(Foto: )

Foi prorrogado o prazo final para inscrições de filmes na 20ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que será realizada de 16 a 24 de outubro. O evento, um dos festivais mais importantes do segmento no país, é uma das principais janelas de lançamento de filmes dedicados à infância e juventude. Realizadores e realizadoras podem submeter seus filmes gratuitamente pelo site da Mostra até o dia 30 de abril.

- Estamos passando por uma situação muito delicada no Brasil, mas mesmo assim entendemos que é muito importante que o maior número de realizadores inscrevam seus filmes - diz Luiza Lins, idealizadora e diretora da Mostra, sobre a prorrogação. - O nosso objetivo é, acima de tudo, fazer da Mostra um evento que traga alegria e esperança para as crianças, famílias e educadores e valorize o audiovisual e a cultura.

Serão admitidos curtas-metragens nacionais e internacionais inéditos em Santa Catarina, de todos os gêneros, com duração de até 20 minutos, que privilegiem o público infantil. Os filmes selecionados serão exibidos na Mostra, sendo que os internacionais terão sessão especial com dublagem em português. Os critérios para a seleção são qualidade técnica e artística e conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo.

> Quarta temporada de Elite chega à Netflix no dia 18 de junho

Os selecionados para a Mostra 2021 serão anunciados em meados de maio, no site do evento. Todos os curtas selecionados estarão automaticamente participando da Mostra Competitiva Nacional, que premiará o Melhor Filme, escolhido por Júri profissional, com o valor de R$ 3 mil. Os vencedores nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, ambos escolhidos por voto popular, e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil, receberão certificado e troféu.

> Bridgerton garante terceira e quarta temporadas antes mesmo da estreia da segunda

A 20ª Mostra deve acontecer de forma híbrida: presencialmente, com mostras itinerantes para alunos de escolas públicas e comunidades da Grande Florianópolis; e virtualmente, em canal exclusivo da Mostra de Cinema Infantil e por uma plataforma de streaming a ser selecionada. Além das mostras competitivas, oficinas e shows, o festival exibe curtas e longas-metragens convidados de vários países. Também realiza o Encontro Nacional de Cinema Infantil e Fórum de Cinema e Educação. Em 2021, o evento comemora 20 anos de existência.

Colunistas