As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 abriram nesta segunda-feira (27) e vão até o dia 7 de junho. A aplicação da prova ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, e é uma das principais formas de ingresso para o ensino superior no Brasil.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga até o dia 12 de junho. Os candidatos com direito a isenção de taxa tiveram prazo até 26 de abril para solicitar o benefício. O valor pode ser pago por PIX, cartão de crédito ou boleto, que pode ser acessado através do Portal do Participante.

O Enem é utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Como fazer a inscrição

A inscrição é feita online, pela Página do Participante, no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Durante a inscrição, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.

Continua depois da publicidade

Depois, o participante deve fornecer um endereço de e-mail único e válido, assim como um número de telefone fixo ou celular válido. O Inep poderá utilizar o e-mail cadastrado para enviar informações sobre o exame.

No momento da inscrição, o candidato irá escolher o estado e município onde deseja realizar o exame e selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol).

O participante deve se certificar de preencher corretamente todas as informações solicitadas, incluindo o Questionário Socioeconômico.

A senha também deve ser salva em um local seguro, pois o cadastro será utilizado para gerar o boleto com a taxa de inscrição, realizar alterações nos dados cadastrais, acompanhar a inscrição e obter resultados e outras funcionalidades.

Continua depois da publicidade

Veja o cronograma do Enem 2024

  • Inscrições: de 27/5 a 7/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 27/5 a 12/6/2024
  • Pedido de tratamento pelo nome social: de 27/5 a 7/6/2024
  • Solicitação de atendimento especializado: de 27/5 a 7/6/2024
  • Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17/6/2024
  • Recurso para pedidos negados: de 17/6 a 21/6/2024
  • Resultado do recurso: 27/6/2024
  • Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
  • Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito: 20/11/2024
  • Divulgação do resultado: 13/1/2025

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Quem é o manezinho premiado por projeto sobre mudanças climáticas na Columbia University

Inscrições para professores substitutos em Florianópolis estão abertas; veja os cargos

Destaques do NSC Total