Um ofício do Ministério Público Federal (MPF) trouxe à tona a situação crítica da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu na BR-101, em Navegantes. No documento, o órgão questiona a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)sobre medidas urgentes de recuperação da estrutura. Isso porque inspeções feitas pela Arteris, concessionária que administra o trecho da rodovia, revelam que a pista no sentido norte apresenta deterioração. Imagens feitas pela NSC TV confirmam o cenário (veja imagens abaixo).

Continua depois da publicidade

O engenheiro civil Luiz Carlos Gulias Cabral avaliou as fotos da ponte a pedido da reportagem. Segundo o especialista, é possível observar deterioração do concreto, corrosão e infiltrações, o que provoca perda da capacidade resistente. Ele explica que os problemas identificados são progressivos e podem acarretar riscos e altos custos de reparo ao longo do tempo. A solução seria uma intervenção quanto antes.

Inspeções técnicas realizadas em 2024 e 2025 pela própria Arteris atribuíram nota 2 à ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, em classificação que varia de 1 a 5, considerando os problemas estruturais identificados.

A ANTT disse ter informado ao MPF que está ciente da situação. Segundo a ANTT, a obra de reparos é de responsabilidade da Arteris e o projeto executivo para os serviços já foi concluído. A previsão de início era para outubro deste ano, com término estimado para março de 2027, mas isso não ocorreu até o momento, como fica claro nas imagens da NSC TV.

A Arteris diz que o processo de contratação das obras de manutenção e recuperação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu está em andamento. Mas não informou até a publicação deste texto quais serviços serão executados, nem quando devem começar, quanto tempo vai levar para serem feitos e o custo disso. O procurador da República Carlos Augusto de Amorim, porém, cobra que as intervenções sejam feitas com a máxima agilidade, para garantir a segurança e a integridade da estrutura para os usuários da rodovia.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da estrutura