nsc
nsc

Great Place to Work

Inspirada em transformar histórias, instituição de ensino superior conquista selo GPTW 2020 

Com mais de 6 mil colaboradores, Uniasselvi é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina, segundo levantamento do Great Place to Work 

16/12/2020 - 08h41

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Inspirada em transformar histórias, instituição de ensino superior conquista selo GPTW 2020
(Foto: )

A educação é instrumento fundamental para o desenvolvimento do país e uma ferramenta capaz de transformar realidades. Por isso, instituições de ensino desempenham um papel social importante e exigem uma gestão responsável e consciente da sua atuação, tanto na vida dos alunos, como de toda a cadeia de colaboradores atrelada à empresa.

Atualmente, a Uniasselvi é a maior instituição de ensino superior de Santa Catarina e a segunda maior no modelo EaD, contando com mais de 6 mil colaboradores em 14 unidades próprias e mais de 700 polos de apoio presencial, sendo um ecossistema educacional completo, focado na entrega de educação superior de qualidade em todos os estados brasileiros.

Com o propósito de se consagrar líder nas regiões onde atua, sendo referência de ensino para a melhoria de vida de alunos e com reconhecimento de todos os públicos, a instituição destaca também o que considera prioridade: as pessoas. Além da preocupação constante com os estudantes, a Uniasselvi busca despertar nos colaboradores, o senso de pertencimento e liderança, fazendo que toda a equipe reconheça a importância da sua função e esteja alinhada ao propósito da empresa, inspirando e transformando histórias.

Os processos de gestão da instituição têm se mostrado eficazes, segundo ranking divulgado pela Great Place to Work, entidade global referência na análise de clima organizacional, e que coloca a Uniasselvi entre as melhores empresas para se trabalhar em Santa Catarina.

— O reconhecimento de estar entre as melhores empresas para trabalhar em SC é um grande incentivo para continuarmos fazendo cada vez mais pelas pessoas que constroem a história da Uniasselvi. Afinal, através delas é que os projetos acontecem e que excelentes resultados são alcançados. Seguimos ainda mais motivados na nossa missão de ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história — destaca Pedro Graça, presidente da Uniasselvi.

A avaliação é realizada a partir de pesquisas quantitativas e qualitativas dentro da empresa, guiadas pela GPTW, visando analisar também como são os processos de gestão da instituição. Esse processo que resultou na certificação da instituição, que ocupa a 10ª posição do ranking de melhores empresas para se trabalhar no Estado, na categoria grande porte – que possua mais de mil colaboradores.

uniasselvi é great place to work
Cuidado com os colaboradores faz parte da rotina da Uniasselvi
(Foto: )

Princípios alinhados geram melhores resultados

Baseada na ética e transparência, para poder proporcionar ambientes que inspirem a transformação e evolução, a Uniasselvi busca em seus colaboradores, pessoas que estejam profundamente alinhadas aos mesmos propósitos. Desde o processo de recrutamento, a seleção de talentos para compor a equipe da instituição busca por habilidades e competências que agreguem ainda mais valor e ampliem a capacidade de ensinar e, através disso, mudar a vida dos alunos.

Mais do que um trabalho, os colaboradores da instituição são estimulados desde o primeiro contato com a Uniasselvi, a fortalecer a responsabilidade de formar profissionais capacitados para ingressar no mercado de trabalho, estando sempre conectados às necessidades do mercado e em busca do próprio desenvolvimento. Para garantir que isso aconteça e que a Uniasselvi cumpra seu papel através da educação de qualidade, a instituição desenvolveu programas internos e que contribuem com os excelentes resultados gerados:

- Programa de Estágio – O objetivo do programa é proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de complementar sua formação com a experiência prática.

- Programa Menor Aprendiz – Por meio deste programa, a Uniasselvi oferece ao jovem a oportunidade de ter uma vivência num meio corporativo, proporcionando a visão das áreas e preparando-o para o mercado de trabalho, cumprindo também com a responsabilidade social da empresa.

- Programa de Integração – O programa de integração dos novos colaboradores visa proporcionar uma recepção calorosa, apresentando uma visão ampla do negócio da empresa, da cultura e, por fim, integrá-lo à equipe que o acolherá.

- Programa de Inclusão de PCDs – A Uniasselvi acredita que é por meio da inclusão que se aprende a respeitar necessidades diferentes.

- Programa de formação de líderes – Programa estruturado para a trabalhar o autodesenvolvimento do gestor, bem como as relações interpessoais de cada grupo, fortalecendo-nos como time.

- Vocação para ensinar – Um sistema de compartilhamento de conhecimento. Os encontros são mensais e ministrados pelos próprios colaboradores da instituição. A participação das pessoas acontece através de inscrição voluntária.

- Treinamentos externos – São eventos que acontecem fora da empresa, como seminários, congressos, etc., com o objetivo de qualificar e capacitar cada vez mais o time.

- Licença para mestrado e doutorado – a Uniasselvi permite que seus colaboradores façam mestrado e doutorado sem prejuízo do seu salário e suas atividades na organização.

- Bolsa Educação – A empresa incentiva seus colaboradores a estudar, oferecendo o benefício do desconto nas mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição.

Cuidar, inspirar e engajar

A comunicação é uma ferramenta fundamental para que toda a equipe esteja em sintonia. Por isso, além dos programas de recrutamento e crescimento profissional, a Uniasselvi criou também a Gestão de Desempenho, com o objetivo de assegurar o desenvolvimento dos colaboradores através da avaliação de competências e busca de objetivos, estruturada em dois pilares: Avaliação de Resultados, tendo como foco os diretores, gerentes, coordenadores e especialistas a partir da contratação anual de metas; e o Feedback e Plano de Desenvolvimento Individual, que consiste no diálogo de gestores com seu time, de forma individual, para alinhamento de expectativas e avaliação de desempenho, feito pelo menos duas vezes ao ano.

Esses alinhamentos refletem em maior assertividade da empresa ao compartilhar propósitos e adequar objetivos. Além disso, também tem como meta engajar a equipe e mostrar que elas fazem parte, de maneira direta, do projeto da organização e da transformação por meio de seus trabalhos.

— Acreditamos nos princípios de cuidar, inspirar e engajar como forma de fortalecer as pessoas para enfrentar um período tão delicado quanto o que todo o mundo enfrentou neste ano. Nosso objetivo foi o acolhimento como a base para aproximar as pessoas quando a distância realmente era necessária — enfatiza o presidente.

A empresa precisou se reinventar em 2020 e reforçar que as pessoas são o centro do modelo de atuação. Por isso, apesar das mudanças no formato de trabalho, como parte da equipe atuando em home office, ou até mesmo as adaptações em espaços físicos, fortaleceram ainda mais os vínculos da instituição com seus colaboradores, que buscou maneiras diferentes de manter os times conectados, preocupando-se também com a saúde física e mental de cada um. A Uniasselvi criou uma rede de apoio psicológico para quem sentisse necessidade, e também apostou na criatividade para comemorar datas e momentos únicos, promovendo momentos de descontração.

Acesse o canal Great Place to Work e veja mais sobre o que faz de uma empresa um bom lugar para trabalhar.

Colunistas