nsc
nsc

Confraria Itapema

Inspire-se com o rótulo espanhol da 4ª noite de Confraria Itapema 2021

Da região de La Mancha, o Toledo Gran Reserva (2011) é o indicado pela Decanter para o jantar do dia 28 de outubro

18/10/2021 - 14h59 - Atualizada em: 19/10/2021 - 11h53

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Confraria Itapema
Confraria Itapema
(Foto: )

A temporada 2021 da Confraria Itapema chega a sua quarta edição com um vinho produzido nos cenários do clássico Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. De La Mancha, na Espanha, o tinto Marquês de Toledo Gran Reserva (2011) será o rótulo indicado pela Enoteca Decanter para harmonizar com o cardápio do chef Eduardo Jacinto, do Bistrô Le Pario. 

> 4ª edição da Confraria Itapema 2021 traz chef laureado pelo Guia Michelin

Sobre a combinação, a sommelier e gestora Regina Essenburg destaca a rusticidade e delicadeza dos sabores envolvidos no jantar.

— Os tons terrosos e de especiarias do Marquês de Toledo e o sabor marcante dos pratos deliciosos do chef Eduardo Jacinto se completam em uma sensação agradável na boca.

Produzido em vindima manual, com criteriosa seleção de cachos de uvas tempranillo (80%) e cabernet sauvignon (20%), o Toledo se revela em um rubi profundo, muita fruta preta madura (amora, ameixa e creja negra) e nuances de caramelo e tabaco.

— Com seu estilo moderno, radiante na expressão da fruta e polido na madeira, esse vinho está presente em 60 países — comenta Essenburg.

O produto tem a marca da família Lozano, reconhecidos no mercado de vinho desde o Século XIX, com presença frequente no Guia Peñin e Challenge Internacional do Vin.

O Toledo Gran Reserva é fruto de uma das regiões mais tradicionais na produção de vinho da Espanha.

— La Mancha é caracteriozada pelos grandes planaltos da Península Ibérica, com clima continental quente, com temperaturas que ultrapassam os 40 ºC no verão — acrescenta a sommelier.

Protagonista do evento mais charmoso da ilha

Indicado para a próxima noite de Confraria Itapema, no próximo dia 28 de outubro, o vinho compõe o Box Gourmet, à venda no site. Além da garrafa, o kit inclui ingredientes e instruções de preparo dos pratos assinados pelo chef Eduardo Jacinto.

Além do Box, o ingresso garante acesso exclusivo à transmissão online e interativa marcada para o dia 28 de outubro, a partir das 20h. Na ocasião, Léo Coelho e Beatriz Cerino recebem convidados especiais para um papo descontraído sobre música, gastronomia e as coisas boas da vida.

Confira abaixo a ficha técnica do Toledo Gran Reserva (2011)

Região: La Mancha, Espanha

Castas: 80% Tempranillo, 20% Cabernet Sauvignon

Graduação alcoólica: 13 %

Clima: Continental. Temperaturas rotineiramente passam dos 40°C no verão enquanto que no inverno podem chegar a 15°C negativos. Pluviometria anual é inferior a 400mm. Média de 3.000 horas de sol por ano.

Características organolépticas: Rubi profundo. Muita fruta preta madura (amora, ameixa, cereja negra), notas terrosos e de especiarias, com sálvia e pimenta negra e também caramelo e tabaco. Encorpado, taninos perceptíveis e finos, agradável frescor.

Elaboração: Colheita na terceira e quarta semanas de setembro. Produtividade de 9 toneladas por hectare. Desengace e esmagamento. Fermentação ocorreu em tanques de aço inoxidável a temperaturas entre 20 e 22°C por 10 dias. Maceração pós-fermentativa de 5 dias. Amadurecimento em barricas. Engarrafamento.

Amadurecimento: 24 Meses Em Barricas de Carvalho Usadas Com Tosta Média, Sendo, 20% do Vinho Em Barricas Francesas e o Restante Em Americanas.

Estimativa de guarda: 8 anos

Harmonização: Conejo con arroz y hongos (Coelho cozido com cogumelos e arroz); Costeletas de cordeiro marinadas no tomilho e assadas na brasa; Perfeito para acompanhar um presunto cru ibérico.

Adquira aqui o seu box

Leia também

Valorização imobiliária em Florianópolis é atrativo para quem quer investir

Saiba como carregar a bateria de um carro elétrico

Shopping Casa & Design completa 20 anos com crescimento recorde

Colunistas