O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o atendimento na agência da rua Felipe Schmidt, no Centro de Florianópolis, a partir desta quarta-feira (28) até o dia 30 de janeiro. Durante este período, o atendimento remoto também estará suspenso.
Continua depois da publicidade
O motivo, segundo o INSS, é uma manutenção no sistema previdenciário feito pelo Dataprev, a empresa de tecnologia responsável pelos sistemas do Governo Federal. O objetivo é agilizar o atendimento e manter o sistema atualizado para diminuir as quedas e filas nos atendimentos.
Dessa forma, o aplicativo Meu INSS e o telefone 135 não estarão disponíveis durante o período. A orientação para aposentados e pensionistas é, neste momento, aguardar até segunda-feira (1°), quando o sistema deve voltar ao normal e a agência reabrirá as portas.
Em nota, o órgão disse que a suspensão temporária dos serviços é necessária para que o sistema seja modernizado. Além disso, no comunicado, o instituto pediu a compreensão da população, afirmando que a atualização deve evitar que novas instabilidades sejam apresentadas.
Falhas no Meu INSS
Na última semana, o aplicativo Meu INSS apresentou instabilidades, com usuários relatando problemas para acessar tanto o site quanto o aplicativo. Na ocasião, o INSS informou, em nota, que houve um aumento expressivo na média diária de acessos durante o período, o que causou um aumento no tempo de resposta do sistema.
Continua depois da publicidade
“A sobrecarga ocorreu devido à atualização da margem para empréstimos consignados, ao reajuste de benefícios e à nova alíquota do Imposto de Renda com isenção para quem ganha até R$ 5 mil. Em um único dia, foram cerca de 8,5 milhões de consultas, um aumento de 143% em relação à média diária de 3,5 milhões de acessos, o que impactou o tempo de resposta do sistema”, explicou o órgão.
*Com informações do g1 e da NSC TV

