nsc
    dc

    Rede Social

    Instagram completa 10 anos e reunimos algumas curiosidades do aplicativo

    Atualmente a plataforma está em sexto lugar entre as redes sociais mais populares do mundo

    06/10/2020 - 07h00

    Compartilhe

    Por Janaína Laurindo
    No topo da lista de celebridades com maior número de seguidores aparece o jogador Cristiano Ronaldo com 238 milhões de seguidores.
    No topo da lista de celebridades com maior número de seguidores aparece o jogador Cristiano Ronaldo com 238 milhões de seguidores.
    (Foto: )

    Neste dia 6 de outubro o Instagram celebra 10 anos de sua criação ocupando a sexta posição entre as redes sociais com maior número de contas ativas. O aplicativo de mídia social de compartilhamento de fotos desenvolvido por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger tem atualmente mais de 1 bilhão de usuários.

    O primeiro protótipo do Instagram foi um aplicativo da web chamado Burbn que posteriormente foi renomeado com a junção das palavras ‘instant’ e ‘telegram’.

    A história de sucesso do Instagram reúne algumas cifras e bilhões de seguidores. Levantamos algumas das histórias curiosas envolvendo o aplicativo para celebrar a data. Confira:

    Desenvolvido em dois meses

    O aplicativo de compartilhamento de fotos foi desenvolvido em apenas oito semanas. Os desenvolvedores resolveram reduzir algumas funções do Burbn em apenas compartilhamento de fotos com comentário e curtida. Já renomeado, e após noites de trabalho, em outubro de 2010, o Instagram já estava no sistema operacional móvel da Apple.

    > Leia também: Eleições 2020: Campanha eleitoral começa com força maior da internet; veja o que pode e não pode na web

    Co-fundador brasileiro

    Nascido em São Paulo, Mike Krieger, de 34 anos, estudou ciências da computação na Universidade Stanford, onde conheceu Kevin Systrom. Com um aporte inicial de 500mil dólares, Kevin começou a formar a equipe de desenvolvimento do aplicativo e Mike, na época com 25 anos, foi o primeiro a integrar a empresa. Krieger já tinha uma experiência anterior, pois trabalhou na plataforma de mídia social Meebo.

    Compra bilionária

    Antes de completar um ano no ar, em setembro de 2011, o Instagram já tinha conquistado quase dez milhões de usuários. O sucesso chamou a atenção de Mark Zuckerberg e em abril de 2012, em uma venda no valor aproximado de 1 bilhão de dólares, o Instagram foi adquirido pelo Facebook.

    > Leia também: Saída de anunciantes faz o Facebook rever suas políticas

    Brasil está na terceira posição em usuários

    De acordo com os dados divulgados pela empresa alemã Statista, especializada em dados de mercado e consumidores, em julho de 2020, os Estados Unidos lidera o ranking dos países com mais usuários no Instagram, com 130 milhões de usuários acessando o aplicativo. A Índia está em segundo lugar com 100 milhões de usuários e o Brasil ocupa a terceira posição com um público de 91 milhões de usuários.

    > Leia também: Descubra quais signos do horóscopo que mais traem

    Contas com maior número de seguidores

    Contas com maior número de seguidores segundo dados da Statista
    Contas com maior número de seguidores segundo dados da Statista
    (Foto: )

    Atletas, cantores e celebridades enxergaram no aplicativo uma forma de aumentar a fama e também renda. No topo da lista de celebridades com maior número de seguidores aparece o jogador Cristiano Ronaldo com 238 milhões de seguidores, seguido por Ariana Grande com 203 milhões. A família Kardashian e Jenner é um dos melhores exemplos de celebridades que souberam converter a popularidade da plataforma em receita. Kylie Jenner canalizou sua fama online para uma marca de maquiagem de sucesso, o que a colocou entre as celebridades mais bem pagas em 2018.

    Foto mais curtida

    Aliás, em fevereiro de 2018 a primeira foto da filha de Kylie Jenner chegou ao topo das fotos mais curtidas da plataforma, sendo desbancada somente em janeiro de 2019 pela conta @world_record_egg que postou a foto de um ovo com um único objetivo, ultrapassar o recorde de Kylie Jenner. Com uma forte campanha em todas as redes sociais, a postagem atingiu a meta e atualmente a imagem tem 54,8 milhões de curtidas superando as 18,5 milhões da foto da irmã do clã Kardashian.

    #Studygram

    Plataforma popular entre os jovens o Instagram tem se tornado também um ferramenta de estudo. A #Studygram possui mais de 9,5 milhões de imagens que combinam mapas mentais, esquemas de aprendizado, lettering, e muita papelaria, que torna as postagens coloridas e chamativas. Além de compartilhar a “estratégia de guerra”, os estudantes dividem nas redes sociais um pouco de sua rotina, o que torna os perfis ainda mais atraentes.

    > Concursos públicos em SC: veja vagas e processos com inscrições abertas

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas