A Meta, empresa dona do Instagram, anunciou a criação de um aplicativo para a rede social adaptado para televisão que, na prática, vai funcionar para que o usuário passa assistir aos vídeos do Reels na tela da TV. A novidade está disponível inicialmente apenas nos modelos da linha Amazon Fire TV.
Continua depois da publicidade
O novo aplicativo tem formato similar a um catálogo de streaming, onde o usuário pode escolher o Reels que vai assistir na TV. A escolha pode ser por categorias como música, humor e comédia, estilo de vida, entre outras opções.
Após a escolha da categoria, os vídeos serão reproduzidos automaticamente, de acordo com o algoritmo, tornando a experiência mais fluída. O aplicativo permite cadastrar até cinco perfis diferentes em um mesmo aparelho de TV, para que cada membro da família tenha suas próprias recomendações personalizadas sem bagunçar o algoritmo do outro.
De acordo com o comunicado da Meta, o objetivo do app, chamado de Instagram for TV “é levar a experiência viciante dos Reels para a sala de estar, permitindo que as pessoas assistam aos vídeos curtos juntas”. Diferente do app de celular, o de TV é projetado quase exclusivamente para vídeos curtos.
Instagram para TV quer superar concorrentes
O lançamento do aplicativo do Instagram para TV, além de proporcionar uma experiência para toda a família, é também entrar em um mercado atualmente dominado pelo Youtube. O Tiktok também já tem uma presença forte nas TVs.
Continua depois da publicidade
A decisão da Meta foi tomada com base nas análises de comportamento dos usuários do Instagram, que compartilham de maneira intensa os vídeos vistos no Reels com familiares. Com esses dados em mãos, a empresa acredita que, proporcionando essa experiência na TV, vai aumentar ainda mais o volume de interação e de audiência na plataforma.
O novo aplicativo está em testes nos Estados Unidos e disponível apenas nos modelos da Amazon Fire TV, mas a Meta já confirmou que pretende expandir, muito em breve, para outros países e também para outros aparelhos com outros sistemas, como Apple TV e Android TV, já nos primeiros meses de 2026.




