O Instagram fez um importante comunicado nesta quarta-feira (10). A plataforma de rede social informou que vai utilizar uma ferramenta de Inteligência Artificial que possibilite que os usuários tenham mais controle sobre o algoritmo da seção Reels, onde aparecem os vídeos curtos na rede.
Continua depois da publicidade
Com o novo recurso, os usuários vão poder ver e ajustar o algoritmo, possibilitando um maior controle e previsibilidade dos conteúdos que serão exibidos. A função será exibida no canto superior direito do Reels, e vai mostrar os temas que o Instagram considera de interesse do usuário com base no histórico de visualizações e pesquisas.
Com o novo recurso, os usuários poderão escolher e organizar os temas que considere relevantes e que deseja que tenham conteúdos relacionados exibidos – seja de páginas e perfis pessoais que segue ou então para contas de perfil aberto que apareçam por orientação do Instagram.
Outra vantagem do novo recurso é que, no mesmo menu, o usuário pode fazer uma publicação relacionada com algum dos temas do algoritmo, que será exibido para outros perfis que tenham interesses similares.
A funcionalidade foi lançada inicialmente nos Estados Unidos, onde já está em uso. Segundo a Meta, deve começar a chegar em outros países já nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
Recurso pioneiro no Instagram
É a primeira vez que o Instagram disponibiliza um recurso de controle de exibição e compartilhamento de conteúdo baseado no algoritmo, mas essa deve ser uma tendência para as próximas atualizações da Meta, empresa que controla a rede social.
A função também faz parte de uma iniciativa global para um maior controle de conteúdo, tanto por parte dos usuários quanto das plataformas, além de formas de evitar crimes digitais, como a proibição, na Austrália, do uso das redes sociais por menores de 16 anos.
