nsc
    nsc

    Cinquentenário da Universidade do Contestado

    Instituição de ensino superior relembra os desafios dos últimos 50 anos

    A reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva, comenta sobre a comemoração num ano inesquecível

    03/12/2020 - 14h59

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    UnC
    Solange Sprandel da Silva, reitora da UnC
    (Foto: )

    Desde 1970, quando prefeitos e vereadores criaram a universidade em terrenos particulares, doados para a edificação, provavelmente 2020 tenha sido um dos anos mais desafiadores da trajetória da Universidade do Contestado (UnC). Diante de uma pandemia sem precedentes, a instituição de ensino superior comemora o cinquentenário com profunda reflexão sobre a jornada enfrentada até aqui.

    — Chegamos ao final deste inesquecível 2020, um ano que começou promissor, quase transformou-se em tragédia e agora parece nos brindar com um novo sentido para a vida — avalia Solange Sprandel da Silva, reitora da UnC.

    O novo cenário provocou mudanças e a universidade respondeu com agilidade. Foi necessário conexão com o conhecimento, com um ecossistema de inovação, empreendedorismo, liderança e habilidades de relacionamento, acelerando a evolução da instituição que construiu sua história nos últimos cinquenta anos e impactando diretamente no desenvolvimento local e global.

    — Hora de traçarmos perspectivas futuras, calcados em valores construídos nesses últimos 50 anos, que garantiram várias transformações protagonizadas pelos municípios de Canoinhas, Mafra, Concórdia, Curitibanos, Porto União e Rio Negrinho

    Legado na história

    UnC
    (Foto: )

    A linha do tempo percorrida nessa jornada condensa em um único traço uma história de cinco décadas marcada por momentos decisivos. Diante de cada contexto, hoje é possível olhar para essa trajetória e destacar o legado do envolvimento da UnC com a comunidade, reforçando a importância da educação superior na transformação autêntica da vida das pessoas.

    — Como instituição, permanecemos sensíveis àquilo que a sociedade espera em termos de respostas às questões contemporâneas, porque o desenvolvimento se vincula ao conhecimento, fruto de uma ação contínua entre ensino, pesquisa e extensão — afirma a reitora.

    Em consonância com sua missão, a UnC segue preservando o sonho dos fundadores e seu espírito empreendedor, honrando o legado dos profissionais UnC e a capacidade de diálogo e organização dos catarinenses para construir um Estado diferenciado pela Educação.

    Conheça a UnC

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas