OpenAI anunciou o lançamento de mais uma atualização do ChatGPT, uma dos programas de Inteligência Artificial mais usados do mundo. O GPT-5.1, nova versão da AI, já está disponível para os usuários desde as primeiras horas desta quinta-feira (13).

Continua depois da publicidade

De forma resumida, a nova versão deixou o ChatGPT “mais natural” nas conversas, que prometem ser mais claras. A OpenAI diz que essa atualização chega para atender a uma demanda dos usuários, que pediam por uma interação mais humana e respostas mais diretas.

Isso representa, na prática, uma mudança na abordagem do ChatGPT nas interações com os usuários – as versões antigas apresentavam diálogos mais formais, técnicos e padronizados. A OpenAI aposta em controles mais intuitivos e conversas, possibilitando respostas personalizadas.

O que muda no novo ChatGPT

A OpenAI anunciou melhorias significativas na capacidade do ChatGPT para entender e seguir instruções. A nova versão está mais eficiente em cumprir pedidos específicos, incluindo restrições de formato para as respostas. Além disso, o sistema ganhou aprimoramentos em uma função que decide automaticamente o melhor momento para dedicar mais tempo ao processamento de perguntas complexas. Essa melhoria resultou em um desempenho notavelmente melhor em testes de raciocínio lógico, de matemática e de programação.

Houve também um atualização na parte de raciocínio da Inteligência Artificial, que agora foi simplificada para produzir resultados mais claros e menos complexos. Isso garante que as explicações do ChatGPT sejam fáceis de entender, mesmo quando o assunto é complicado. O modelo foi ajustado para ser mais rápido, entregando respostas mais completas somente quando necessário.

Continua depois da publicidade

O lançamento será feito em etapas, começando pelos usuários que já pagam pelo serviço, antes de ser disponibilizado para o público geral. Os modelos anteriores do ChatGPT permanecerão ativos por um período de três meses, permitindo que as pessoas possam fazer comparações entre as versões.

Por fim, a empresa atualizou as políticas de segurança, reforçando a preocupação com o uso ético da ferramenta, especialmente em temas sensíveis como saúde mental.