Uma investigação do Gaeco está apurando suposta fraude em licitação e concurso público na prefeitura de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Batizada de Operação Gabarito, a ação cumpriu 27 mandados de busca e apreensão em três cidades catarinense na manhã desta quarta-feira (8).
Continua depois da publicidade
Ninguém foi preso.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A Promotoria de Justiça começou a investigação em dezembro de 2022 diante de denúncias de crimes licitatórios, contra o caráter competitivo dos concursos e contra a própria administração pública. Também são apurados possíveis atos de improbidade administrativa.
Os mandados de busca foram cumpridos em residências dos investigados, bem como em órgãos públicos e empresas supostamente envolvidas nas cidades de Presidente Getúlio, Ibirama e Tubarão.
Continua depois da publicidade
O Gaeco não informou como teria ocorrido a suposta fraude na licitação e no concurso público. Entretanto, informou que a nomeação de novos candidatos foi suspensa pela prefeitura por recomendação do Ministério Público de Santa Catarina.
A prefeitura de Presidente Getúlio disse que o Gaeco recolheu documentos na sede da Administração Municipal, acerca do concurso público realizado em 2022.
Informou ainda que “o município contratou empresa por licitação menor preço. Participaram sete empresas sendo uma delas a vencedora, a que aplicou o concurso. A prefeitura disponibilizou o edital de contratação da empresa vencedora do certame. O procedimento ainda corre em segredo de justiça e não há mais informações”.
Leia mais
MEC cancela a versão digital do Enem e alega baixa procura
Dinheiro esquecido: uma única pessoa resgatou R$ 328 mil no 1º dia