A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Polícia da Comarca de Xaxim, concluiu nesta quarta-feira (24) o inquérito que apurou o grave acidente registrado em 28 de maio de 2025, na BR-282, quilômetro 516, em Xaxim. O sinistro resultou na morte de dois homens, de 33 e 65 anos, e deixou um terceiro ocupante, de 18 anos, ferido. O condutor que causou o acidente saiu ileso da colisão.
Continua depois da publicidade
De acordo com a investigação, a colisão envolveu um Ford/Edge, conduzido por um homem de 33 anos, e um Renault/Kwid, ocupado por três pessoas. As vítimas fatais estavam no Kwid, sendo o motorista, de 33 anos, e o passageiro do banco traseiro, de 65 anos. O jovem de 18 anos, que estava no banco dianteiro, sobreviveu com lesões e foi encaminhado ao Hospital São Paulo, em Xanxerê.
O acidente ocorreu em condições adversas, com chuva, pista molhada e trecho de curva em aclive. Conforme laudo da Polícia Rodoviária Federal, a colisão frontal aconteceu sobre a linha amarela contínua de separação dos sentidos de tráfego, evidenciando invasão da pista contrária pelo Ford/Edge.
A Polícia Civil concluiu que o condutor do SUV agiu de forma culposa, na modalidade imprudência, sustentada pelo depoimento de testemunha ocular confirmando a regularidade da condução do Kwid; laudo técnico da PRF indicando que a colisão ocorreu sobre a marca de canalização; relato da vítima sobrevivente corroborando os indícios; estimativa de velocidade excessiva do Ford/Edge; condições climáticas que exigiam maior cautela.
Com o término das investigações, o inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as medidas legais cabíveis.
Continua depois da publicidade
Os crimes apurados são de homicídio culposo, com pena prevista de dois a quatro anos de detenção, e de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, cuja pena varia de seis meses a dois anos de detenção.
Leia também
Idoso morre após perder controle de carro e capotar por 100 metros no Oeste de SC
