nsc
nsc

SantaCred

Investir na carreira profissional abre portas para o mercado de trabalho

Pesquisas revelam dificuldade das empresas em contratarem profissionais qualificados e reforça a importância de se investir na capacitação profissional

23/02/2021 - 11h00 - Atualizada em: 23/02/2021 - 16h11

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Invista na qualificação profissional
Investir na qualificação profissional é uma boa estratégia para ascensão na carreira
(Foto: )

A escassez de profissionais qualificados é uma queixa antiga de empresários da indústria, do comércio e de serviços. E mesmo em tempos de crise econômica e desemprego recorde, com um grande número de pessoas buscando uma vaga no mercado, a falta de talentos para ocuparem determinados cargos é uma realidade mundial. 

De acordo com relatório realizado pelo ManpowerGroup, divulgado no Fórum Econômico Mundial de 2020, 54% das empresas – em todo o mundo – sofrem por falta de qualificação de recursos humanos.

O presidente do ManpowerGroup no Brasil acredita que essa deficiência se deve, em grande parte, pelo avanço da tecnologia, que alterou as relações de trabalho e passou a exigir novas habilidades profissionais.

>> Planejamento financeiro: Saiba como ter mais independência e autonomia em 2021

No Brasil, o setor industrial é o que apresenta maior déficit. Segundo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cinco em cada dez empresas relatam dificuldades em encontrar pessoas habilitadas para determinadas funções.

Se, por um lado, as empresas reclamam de problemas na produtividade em função da escassez de talentos, por outro, 2021 é um excelente ano para quem pretende se qualificar para se destacar na busca por um emprego.

Investir em qualificação é fundamental para entrar ou se recolocar no mercado de trabalho

Uma carreira profissional de sucesso depende de uma série de fatores e escolhas. Planejamento, disciplina, qualificação e, obviamente, muito trabalho, são necessários para quem pretende crescer profissionalmente.

Para se ter uma visão clara de onde se está e qual ponto se deseja alcançar, o primeiro passo é ter um plano de carreira, mapear as funções que podem ser desempenhadas para que se alcance o objetivo e, entre elas, com as quais se tem mais afinidade e para quais será necessário desenvolver novas habilidades.

Com o plano de carreira bem estruturado, é hora investir na qualificação profissional. Em um cenário de altos índices de desemprego, como os que atravessamos, a qualificação é necessária para se ter vantagem competitiva e se destacar em meio a tamanha concorrência. Isso significa realizar treinamentos específicos, cursos livres, fazer um intercâmbio ou até cursar uma faculdade, uma pós-graduação ou especialização.

Quando falamos em investimento, envolve tanto ter vontade e disciplina para se desenvolver quanto aplicar recursos financeiros, afinal, cursos e viagens de intercâmbio ou de especialização custam dinheiro. E nem sempre se tem uma poupança ou economias suficientes para financiar esse uso.

Empréstimo pessoal como solução para investimento

Embora se tenha consciência da importância de investir em si e na carreira, nem sempre se tem dinheiro em mãos para buscar a capacitação. Nesses casos, realizar um empréstimo pessoal pode ser uma solução rápida e vantajosa. Porém, para evitar prejuízos, é necessário escolher uma empresa de confiança e que ofereça taxas de juros competitivas. A conta a ser feita é simples: considerar o dinheiro que será investido e o aumento de renda que a especialização (ou outra qualificação) vai proporcionar em curto ou médio prazo.

Leia também

Empréstimo pessoal: como evitar cair em fraudes e pegar dinheiro de forma segura

Vale a pena pegar empréstimo online para pagar dívida?

Esse cálculo também pode ser feito contando com o apoio de um profissional qualificado, podendo ser através da própria empresa de crédito. Esse amparo e direcionamento na gestão financeira pode fazer toda a diferença para o planejamento pessoal e investimento na carreira. Por isso é importante pesquisar e filtrar empresas confiáveis, como a SantaCred, que conta com facilidade e agilidade para empréstimos pessoais.

Carreiras mais promissoras pós-pandemia

Um dos desafios lançados pela pandemia de Covid-19 é a formação de profissionais aptos a desenvolverem determinadas funções. E, outra vez, junto com os desafios, algumas oportunidades foram criadas, como o aumento de vagas em determinados setores.

Especialistas do InfoMoney apostam em uma retomada dos negócios em 2021, com recuperação dos postos de trabalho – que deverá ganhar mais fôlego no próximo ano -e indicam o crescimento e, por consequência, o aumento de postos de trabalho em certas áreas, com destaque para:

Tecnologia: O isolamento social e a Lei Geral de Proteção de Dados são os principais responsáveis pela criação de vagas no setor. As áreas de atuação em maior expansão são e-commerce, desenvolvedor de software, cientista de dados, proteção de redes, armazenamento em nuvem (cloud) e tecnologia da informação.

Saúde e bem-estar: A pandemia também aumentou a necessidade de profissionais na área da saúde e bem-estar. Além de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, há um crescimento de oportunidades para psicólogos, biomédicos, gerontologistas, fisioterapeutas e gestores de clínicas e hospitais.

Recursos Humanos: A crise sanitária exigiu esforços de gestores de RH para que as organizações mantivessem seus funcionários produtivos e motivados mesmo em meio a tantas mudanças e incertezas. A procura por gestores de RH está em alta e deve permanecer assim nos próximos anos, pois as empresas têm valorizado cada vez mais esses profissionais, responsáveis, entre outras funções, pela avaliação e retenção dos talentos.

Marketing e vendas: O setor de marketing teve papel primordial na manutenção dos negócios durante a pandemia – quando foi necessário repensar e criar novas estratégias de vendas. A busca por soluções criativas de captação e fidelização de clientes fez com que novos postos de trabalho fossem criados e, ao que tudo indica, a demanda seguirá alta.

Quer investir na carreira sem prejudicar as finanças? Conheça os empréstimos online da SantaCred e escolha a opção que melhor responde às suas necessidades!

Colunistas