Um novo ano começa e, com ele, a preocupação com as contas. Para quem possui um carro, também é o momento de saber quanto irá pagar de tributos e taxas para manter o automóvel regularizado e sem restrições para circular nas rodovias brasileiras. E o principal deles é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA.

Continua depois da publicidade

Muitos motoristas, porém, possuem dúvidas de quanto pagar de IPVA em 2026. Apesar de não ser possível afirmar o valor exato até que o boleto seja gerado pelo Detran, pode se ter um número muito aproximado com algumas informações.

Via de regra, o IPVA é calculado usando como base o valor de venda do veículo, que é determinado anualmente pela conhecida Tabela FIPE. A conta também leva em consideração a alíquota de cada um dos estados brasileiros.

Como calcular o valor do IPVA 2026

O primeiro passo para calcular o valor do IPVA 2026 é acessar as informações, tanto do preço médio do veículo quanto da alíquota do estado em que o carro está registrado. Para isso, basta acessar o site oficial da Tabela FIPE e também conferir a cota de imposto no Detran ou na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual.

Com essas informações, uma conta simples pode ser feita – e o fator que vai determinar o valor é a alíquota cobrada em cada estado. Por exemplo: A alíquota de Santa Catarina para carros de passeio é de 2% do valor do veículo. Ou seja, se um carro custa, segundo a Tabela FIPE, R$50 mil, o IPVA desse veículo, desde que registrado em SC, será de R$1 mil (o equivalente a 2% do preço de venda).

Continua depois da publicidade

Fatores que alteram o preço do IPVA

Além da alíquota estadual, outros fatores podem causar variações no valor do IPVA. Alguns estados, por exemplo, oferecem condições como possibilidade de parcelamento e descontos para pagamentos em cota única, ou, então, mudam a alíquota de acordo com a categoria do veículo (carros de passeio, caminhões ou caminhonetes, motocicletas).

Veículos elétricos, híbridos ou movidos a Gás Natural Veicular (GNV), também possuem descontos ou outras vantagens no pagamento de IPVA em alguns estados do Brasil.

Outras políticas estaduais também alteram o valor do IPVA, como o período considerado da Tabela FIPE. Em São Paulo, vale o preço definido em setembro do ano anterior – o imposto de 2026 levará em consideração o valor estipulado em setembro de 2025.

Além disso, outros fatores econômicos influenciam no cálculo, como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem impacto direto na Tabela FIPE – que é atualizada mensalmente -, as taxas de juros determinadas pelo Banco Central, a inflação e até mesmo questões cambiais, como valorização ou desvalorização do Real frente a outras moedas.

Continua depois da publicidade

Quem é obrigado a pagar?

Todos os veículos com menos de 20 anos de registro precisam pagar o IPVA. O calendário de pagamento, as condições e o valor do imposto varia de acordo com cada estado.

A inadimplência, apesar de não impedir o veículo de rodar nas rodovias brasileiras, pode causar complicações ao condutor. Em alguns estados, o proprietário pode ter o nome incluído em Serviços de Proteção de Crédito, como o SERASA e o SPC.

Além disso, o não pagamento do IPVA impede o licenciamento anual do veículo, e isso é um impeditivo para que o carro circule nas estradas.