O Ironman 70.3 retorna a Florianópolis neste domingo (28/4) com a participação de 1,7 mil atletas de 15 países e 22 estados. A base do evento será em Ingleses, mas a prova de ciclismo percorre parte da Ilha de Santa Catarina e provoca bloqueios parciais de trânsito na manhã e começo da tarde de domingo.
Continua depois da publicidade
Em entrevista ao Notícia na Manhã desta sexta-feira, o coordenador da prova, Carlos Galvão, explicou que as principais rodovias, como a SC-401, terão trânsito compartilhado e deverão ser liberadas até as 14h de domingo. Galvão destaca que o Ironman 70.3 deve gerar R$ 18 milhões para a economia da Ilha, com ocupação hoteleira, refeições e transporte, entre outros setores que faturam.
— É um evento turístico e esportivo — afirmou Galvão.
O Ironman 70.3 difere do tradicional pelas distâncias menores: exatamente a metade. São 1,9 km de natação, no mar de Ingleses; 90.1 km de ciclismo, do Norte ao Sul da Ilha; e 21.1 km de corrida, também em Ingleses.
Outras etapas da prova acontecem apenas em mais quatro capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Maceió. Os atletas disputam 40 vagas para o Mundial de 70.3, que será disputado em Nice, na França.
Continua depois da publicidade
Já o Ironman completo será disputado dia 26 de maio na capital catarinense.
Confira as principais alterações de trânsito neste domingo:
SENTIDO BAIRRO – CENTRO:
Na Avenida Beira Mar Norte, as faixas junto ao canteiro central (nos dois sentidos) serão destinadas aos atletas; por conta disso,
os veículos que estiverem na Av. Beira Mar Norte só poderão seguir sentido pontes ou sul da Ilha, os cruzamentos não serão permitidos. Para acessar a Região Central da Cidade deve-se seguir pela Av. Gustavo Richard, fazendo retorno sob o túnel Antonieta de Barros (Prainha).
SENTIDO CENTRO – BAIRRO:
Para quem estiver no sentido Ponte – Elevado do CIC, as conversões para retorno sentido ponte serão proibidas, devendo ser feitas pelas ruas internas (Rua Frei Caneca/Rua Bocaiúva/Rua Almirante Lamego).
SENTIDO CENTRO – SUL DA ILHA:
O acesso ao Túnel será permitido; após a travessia, os veículos deverão seguir pela Avenida Jorge Lacerda.
Continua depois da publicidade
SENTIDO SUL DA ILHA – CENTRO:
O deslocamento será pela Av. Jorge Lacerda e pelo bairro José Mendes. Toda a extensão da Expressa Sul (Rodovia Aderbal Ramos da Silva) será exclusiva para os atletas.
SENTIDO CENTRO – CONTINENTE:
Da região Central, o acesso à ponte Colombo Machado Sales será por dentro do TICEN.
SC-401
Uma pista ficará exclusiva para ciclistas, e a outra liberada para veículos, com demarcação por cones. O bloqueio começa às 6h e deve se estender até por volta de 14h.
