O Exército israelense afirmou, nesta terça-feira (17), ter matado Ali Shadmani, chefe do Estado-Maior do Irã em tempos de guerra. O ato teria acontecido durante um bombardeio noturno contra um centro de comando no coração de Teerã, capital do Irã. De acordo com os israelenses, Shadmani era o mais alto comandante militar iraniano e uma das figuras mais próximas do líder supremo, Ali Khamenei. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

“Após oportunidade repentina à noite, [a Força Aérea israelense] atacou um centro de comando no coração de Teerã e eliminou Ali Shadmani, chefe do Estado-Maior em tempos de guerra, o comandante militar de maior alta patente e a figura mais próxima a Khamenei”, afirma um comunicado militar.

Netanyahu não descarta assassinar líder supremo do Irã: “Acabaria com o conflito”

O Exército comunicou ainda que Shadmani havia comandado tanto a Guarda Revolucionária (o exército ideológico do regime) como as Forças Armadas iranianas.

Continua depois da publicidade

Nesta segunda-feira (16), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que não descartava a possibilidade de atacar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, de quem o chefe do Estado-Maior do Irã seria próximo.

Veja fotos do conflito do último domingo

Quinto dia de conflito

Esta terça-feira (17) marca o quinto dia de conflito aberto.

Durante a manhã, Tel Aviv e Jerusalém ouviram fortes explosões, depois que as sirenes de alerta foram acionadas devido ao lançamento de mísseis do Irã.

O Exército israelense já havia anunciado “ataques em larga escala” contra alvos militares no oeste do Irã.

Continua depois da publicidade

Em um comunicado nesta terça-feira, Donald Trump escreveu que “todos deveriam deixar Teerã imediatamente!”, na plataforma própria Truth Social.

Em uma publicação posterior, o presidente afirmou que seu retorno a Washington “não tinha nada a ver com um cessar-fogo”, mas com algo “muito maior”.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

Segurança nuclear está comprometida e há risco de vazamento radiológico no Irã, diz diretor

Trump diz que Forças Armadas dos EUA responderão com “força total” caso Irã ataque o país

Trump diz que está na hora de acordo entre Irã e Israel: “Às vezes, eles têm que lutar”