As escolas da rede estadual de Santa Catarina não terão aula nesta terça-feira (9) em virtude da previsão de chuva forte, provocada por um ciclone extratropical. Já os colégios municipais, a decisão de manter ou não as atividades ficou para cada prefeitura.

Continua depois da publicidade

Itajaí e Balneário Camboriú, por exemplo, optaram por acompanhar a rede estadual e também suspenderam as atividades de ensino na terça. Blumenau, porém, informou que as escolas e creches municipais vão atender normalmente. Na cidade, deve chover entre 50 e 70 milímetros.

Confira abaixo as prefeituras que já informaram sobre como será o funcionamento das unidades de ensino nesta terça-feira (9) no Vale do Itajaí:

Aulas suspensas
Itapema
Timbó
Rio do Sul
Porto Belo
Penha
Indaial
Gaspar
IFC Camboriú
Rodeio
Itajaí
Balneário Camboriú
Presidente Getúlio
Camboriú
Navegantes
Luiz Alves
Benedito Novo
Rio dos Cedros
Ituporanga: suspendeu as aulas no ensino fundamental, mas as creches vão abrir. Entretanto, a prefeitura pede que os pais que puderem ficar com os filhos em casa assim o façam.

Aulas mantidas
Brusque
Pomerode
Blumenau

Continua depois da publicidade

O alerta da Defesa Civil de SC

A formação e atuação de um ciclone extratropical influencia as condições de tempo e mar em Santa Catarina até a próxima quinta-feira (11). Entre a segunda (8) e a terça-feira (9) são esperados temporais com chuva intensa em todo o Estado, o que pode provocar alagamentos, enxurradas e deslizamentos. 

Apesar de o maior risco estar associado às chuvas intensas, não se descarta a ocorrência de tempestades severas, com vendavais e queda de granizo pontual entre a tarde e a noite de segunda-feira.

Na quarta-feira (10), ainda são esperadas pancadas de chuva rápidas em SC, mas o risco diminui em relação aos dias anteriores. No entanto,  o vento associado ao ciclone ganha força. São esperadas rajadas entre 60 e 80 km/h na maior parte das regiões. 

Nas áreas mais costeiras e serranas essas rajadas podem chegar aos 100 km/h em alguns momentos . 

Continua depois da publicidade