O conceito de “procedência duvidosa” foi atualizado com sucesso em um trabalho da Vigilância Sanitária de Itajaí no começo desta semana. Os fiscais encontraram muita sujeira em locais que vendem alimentos, pão mofado que virava farinha e até sebo que era adicionado à carne moída para aumentar o volume. Dois estabelecimentos foram fechados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
A fiscalização ocorreu na segunda-feira (10), no bairro São Vicente. A equipe foi até uma padaria cujo proprietário já havia sido denunciado em 2023 pela falta de higiene. Lá, perceberam a reincidência. Os profissionais encontraram pão com bolor, mal-acondicionado, que era transformado em torrada e farinha de rosca, além de materiais sujos usados para manipulação dos alimentos, entre outras irregularidades. O comércio ficará fechado até que o proprietário regularize a situação.
Em frente à padaria, os fiscais se depararam com uma lanchonete imunda. Ao entrar, constataram que o local onde são feitos lanches não tem condições de funcionamento devido à precariedade, com materiais para preparar os alimentos expostos e próximos a produtos de limpeza, equipamentos como o fogão sem nenhuma higiene, além de tomadas enferrujadas e sujas de gordura.
Além dessas, a Vigilância Sanitária voltou a um estabelecimento no Portal I, onde, na última sexta-feira (7), foram feitas apreensões de alimentos vencidos. Dessa vez, foram recolhidos 150 quilos de sebo. O produto era adicionado à carne moída para fazer com que o volume do produto aumentasse, com o intuito de obter vantagem na venda. O material, impróprio para consumo, estava sendo preparado para um restaurante.
Continua depois da publicidade
O dono também havia preenchido as prateleiras com produtos vencidos, que foram recolhidos. Denúncias à Vigilância de Itajaí podem ser feitas pelos telefones (47) 3908-5767 / 5036.
Veja fotos
Leia mais
Marido que perseguiu esposa com trator até matá-la a marretada é condenado em SC